MPT-RJ visita abrigo de venezuelanas em situação de refúgio

A medida contou também com a participação de Auditores-Fiscais da Inspeção do Trabalho no Rio de Janeiro e membros do projeto Ação Integrada

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) realizou uma visita, na última quinta-feira, 10/10, a um abrigo mantido pela Cáritas para mulheres venezuelanas em situação de refúgio. A visita teve por objetivo conhecer a realidade vivenciada pelas mulheres imigrantes para que o Projeto Ação integrada possa contribuir para maior integração das trabalhadoras em situação de vulnerabilidade à realidade do mercado de trabalho no Brasil.



O encontro contou com a presença dos procuradores do Trabalho Alpiniano do Prado Lopes, Guadalupe Turos Couto e Juliane Mombelli, em conjunto com os Auditores-Fiscais da Inspeção do Trabalho no Rio de Janeiro Raul Caparelli e Alexandre Lyra, da assistente social Jaqueline Freire e da psicóloga Yasmin do projeto Ação Integrada.

Os procuradores realizaram palestra sobre direitos dos trabalhadores e sobre a atuação do MPT e dos demais órgãos de fiscalização trabalhista. As representantes da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Ludmila Paiva e Rebeca Almeida, e do projeto Acessuas Trabalho, da Prefeitura do Rio de Janeiro, também acompanharam a visita.



O Projeto Ação Integrada é mantido pelo MPT-RJ em parceria com a Cáritas e tem por objetivo integrar trabalhadores em situação de vulnerabilidade ao mercado de trabalho, oferecendo capacitação e outras ferramentas para que os próprios trabalhadores desenvolvam suas competências.

O estado do Rio de Janeiro é um dos principais destinos das pessoas que chegam ao Brasil em busca de proteção, registrando hoje um total de 7.289 mil cidadãos refugiados, sendo 4.341 reconhecidos e 2.948 solicitantes de refúgio, de acordo com a Cáritas. Na oportunidade foram entregues cartilhas explicativas sobre direitos dos trabalhadores desenvolvidas pelo MPT.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

Imprimir