Novos estagiários e servidora tomam posse no MPT-RJ

Nove estudantes com formação em Direito, Arquitetura e Segurança do Trabalho e uma nova servidora começaram a trabalhar esta semana no Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ). Os novos estagiários vão auxiliar nas atividades do órgão e adquirir experiência profissional. Já a servidora vai exercer o cargo de Analista do MPU – Apoio Jurídico na Procuradoria do Trabalho no Município de Nova Iguaçu (RJ).

“É uma oportunidade de aprendizado e aperfeiçoamento, em que é possível conhecer a carreira do Ministério Público do Trabalho e tirar dúvidas sobre cada profissão”, destacou o procurador-chefe substituto do MPT-RJ, Fábio Goulart Villela, durante a cerimônia de posse dos novos estagiários, nesta segunda-feira (12/1). Os estudantes de Direito, quatro no total, vão auxiliar nas atividades dos gabinetes de procuradores. É o caso de Raquel Klafke Ferreira, de 21 anos, que cursa o 9o semestre da disciplina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ela conta que o interesse pelo Direito trabalhista surgiu na universidade por influência de um professor que é procurador do trabalho. “É uma ótima oportunidade para que eu possa me inspirar e tentar seguir a carreira”, afirmou.

Já Leonardo da Silva Costa, de 24 anos, que está no 2o semestre do curso de Técnico em Segurança do Trabalho no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), é um dos quatro novos estagiários da área. Ele conta que o interesse em estagiar no MPT surgiu da gama de temas em que o órgão atua. “Aqui poderei adquirir conhecimento abrangente da minha área, tanto na parte legislativa quanto administrativa”, salientou o estudante.

Segundo o chefe da Divisão de Assessoramento e Perícias de Engenharia (Dapen), João Carlos dos Santos, no MPT os estudantes têm a oportunidade de participar de inspeções e audiências. Assim, aprendem na teoria e na prática como as empresas lidam com a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Entre os novos estagiários, um vai atuar na Divisão de Assessoramento em Arquitetura (Darq). De acordo com Mariana Amaral, chefe do setor, para estudantes de Arquitetura a experiência no MPT é rica pois o trabalho passa por diversas áreas da formação, como construção civil, reforma, projeto, interior, entre outras.

Os novos estagiários participaram da última seleção promovida pelo Programa de Estágio Acadêmico, realizada em novembro. Atualmente, no MPT-RJ, 86 estudantes integram o programa, trabalhando em unidades da capital e do interior. Os resultados da iniciativa se mostram a cada ano mais satisfatórios tanto para o órgão quanto para a formação desses jovens, conforme explica Tânia Guedes, secretária do programa, que existe desde 1969.

O estágio pode durar até dois anos e os estudantes recebem bolsa de R$ 800 para nível superior e R$ 540 para nível médio. Nos próximos dias 21 de janeiro e 2 de fevereiro outros seis estagiários tomarão posse.

A próxima seleção do Programa de Estágio Acadêmico será em março. Para participar, os estudantes precisam já ter concluído mais da metade do curso. No caso de estudantes de Direito, é necessário cursar do 6o semestre em diante.


Nova servidora -
Além dos estagiários, o MPT-RJ também recebeu nova servidora, nesta terça-feira (13/1): a paranaense Paula Velloso Moreira. O termo de posse foi assinado pelo procurador-chefe substituto do MPT-RJ. Aprovada no 7o Concurso do Ministério Público da União, Paula vai exercer o cargo de Analista do MPU – Apoio Jurídico na Procuradoria do Trabalho no Município de Nova Iguaçu, em decorrência de vacância. Formada em Direito, ela já trabalhou em outros órgãos públicos e afirma que a experiência no MPT será um novo desafio. “O MPT é uma instituição forte e importante pelas atribuições e atividade social que exerce”, destacou.

Ascom MPT-RJ
(21)3212-2121
(21)99423-7936
prt1.ascom@mpt.gov.br
www.prt1.mpt.gov.br

*Atualizado às 19h06 de 13/1/2015

Tags: posse de estagiários, estágio

Imprimir