MPT-RJ recebe homenagem pelos serviços prestados em defesa do trabalho digno

A medalha “Mártires de Unaí/MG” foi entregue à procuradora-chefe do órgão, nesta terça-feira

A procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), Teresa Basteiro, recebeu, nesta terça-feira (28/4), a medalha “Mártires de Unaí/MG”, que homenageou autoridades e instituições pelos trabalhos prestados em defesa do trabalho digno e da proteção dos direitos humanos. A homenagem foi idealizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho no Rio de Janeiro (Sinait/RJ).

“É uma honra receber essa medalha em nome do MPT. Os auditores do trabalho são grandes parceiros, sobretudo na defesa dos direitos sociais”, destacou Teresa Basteiro. A procuradora-chefe do MPT recordou do início do grupo móvel de combate ao trabalho escravo, nos anos 90, e defendeu o fortalecimento dessa parceria.

A medalha foi concedida a 12 personalidades que atuam na proteção dos direitos do trabalhador, entre auditores fiscais, pesquisadores e autoridades públicas. Também receberam a homenagem as viúvas dos quatro funcionários do Ministério do Trabalho e Emprego que foram assassinados na região de Unaí (MG), durante uma fiscalização de rotina em fazendas, ocorrida em 2004. O episódio, que dá nome à medalha, ficou conhecido como Chacina de Unaí. Os fazendeiros acusados de serem mandantes do crime ainda não foram julgados.

De acordo com o presidente da delegacia regional do Sinait, Pedro Paulo Martins, a medalha busca relembrar o episódio e a luta travada desde então pela punição dos responsáveis. "Nosso objetivo é que atos repugnantes como este não ocorram mais”, declarou. Para Teresa Basteiro, a homenagem é importante para que a sociedade não se esqueça desse ato de barbárie, que foi um atentado não só contra as vítimas e suas famílias, mas contra o Estado.

Esta foi a primeira vez que a medalha foi entregue, mas o objetivo, de acordo com Martins, é que a homenagem seja feita todos os anos no dia 28 de janeiro, data em que ocorreu a chacina. O mês de abril foi escolhido para o lançamento do projeto, pois é quando se celebra o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente e Doenças de Trabalho e são desenvolvidas diversas atividades de conscientização e prevenção para garantir a proteção dos empregados. “Essa homenagem será renovada a cada ano, para que as próximas gerações saibam que não nos intimidamos diante de tanta covardia”, concluiu o presidente da delegacia regional do Sinait.

Ascom MPT-RJ
(21)3212-2121
(21)99423-7936
prt1.ascom@mpt.gov.br
www.prt1.mpt.gov.br

Tags: medalha, Mártires de Unaí, chacina de unaí, Sinait

Imprimir