Greve de operários da obra na BR-040 pode ser suspensa nesta quinta-feira

MPT-RJ propôs trégua de 48 horas para que sejam retomadas as negociações entre os empregados e o consórcio

Depois de dois dias de greve, os operários das obras da nova subida da serra de Petrópolis, no trecho Rio-Juiz de Fora da Rodovia BR-040, decidirão em assembleia, na manhã desta quinta-feira (30/4), se retornam às atividades por 48 horas e retomam as negociações com os patrões nesse período. A trégua foi proposta pelo Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro, em audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT1), realizada nesta quarta-feira (29/4).

“O objetivo da trégua é que o diálogo seja retomado para que os trabalhadores possam negociar os itens da pauta de reivindicações, como reajuste e auxílio-alimentação”, explicou a procuradora regional do trabalho Deborah Felix. Independente do resultado da assembleia, uma nova audiência de conciliação no TRT1 já está marcada, para a próxima terça-feira (5/5), às 15h.

Caso os trabalhadores optem por prosseguir com a paralisação, a desembargadora Ana Maria Soares de Moraes, vice-presidente do TRT1 , analisará o pedido de liminar feito pelo Consórcio Nova Subida da Serra, que requereu a manutenção de pelo menos 30% do pessoal em serviço, sob pena de multa diária.

Segundo os representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Duque de Caxias, os operários do canteiro de obras na BR-040 reivindicam 10% de reajuste salarial, R$ 400,00 de auxílio-alimentação (hoje no valor de R$ 300,00) e o não desconto de coparticipação dos titulares de plano de saúde. Já o consórcio propõe 7,13% de aumento e admite continuar a negociar os demais itens.

Ascom MPT-RJ com informações do TRT1
(21)3212-2121
prt1.ascom@mpt.gov.br
www.prt1.mpt.gov.br

Tags: greve, Petrópolis

Imprimir