Cristo Redentor é iluminado de verde em memória das vítimas de acidentes do trabalho

Nesta quinta-feira (27/04), o cartão postal mais famoso do Brasil, o Cristo Redentor, ganhou a cor-símbolo do movimento Abril Verde para lembrar as vítimas de acidentes e doenças do Trabalho. A ação marcou o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, celebrado nesta sexta, 28 de abril, e foi resultado de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) e o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), com o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

A procuradora do trabalho do MPT-RJ e coordenadora regional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), Juliane Mombelli, reforçou o intuito da ação que é conscientizar a população para a saúde e segurança no Trabalho. Ela citou dados de 2012 da Previdência Social, como os cerca de 700 mil acidentes de trabalho registrados por ano no país, sendo aproximadamente 800 fatais. Segundo a procuradora, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial em acidentes do trabalho.

O cônego Manoel de Oliveira Manangão, vigário do Santuário do Cristo Redentor, destacou o valor e a importância do trabalho, lembrando algumas tragédias ocorridas com trabalhadores, que até hoje ainda se repetem.

O procurador-chefe do MPT-RJ, Fabio Goulart Villela, ressaltou ser inadmissível o número de acidentes de trabalhos ainda existentes no país. "E ainda estamos vivenciando um momento crítico na política com a precarização das Leis do Trabalho, com a possibilidade de aumento dos acidentes", lamentou.

"Nós, da Justiça do Trabalho, e o Ministério Público do Trabalho estamos preocupados com as mudanças legislativas propostas pela classe política que enfraquecerão ainda mais a segurança dos trabalhadores", afirmou a desembargadora e vice-presidente do TRT/RJ, Rosana Salim Villela Travesedo.

O evento contou com a participação da procuradora do trabalho Cynthia Simões Lopes. Ao final da cerimônia, o sacerdote realizou uma prece pelas vítimas de acidentes de trabalho, acompanhada por todos os presentes.


Com informações do TRT/RJ


 

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

 

Imprimir