MPT-RJ participa da formatura de jovens do Projeto Resgatando a Cidadania em Itaguaí

Adolescentes do curso de Designer de Sobrancelhas são da primeira turma formada pelo projeto

Uma cerimônia foi realizada nesta terça-feira (17/08) em Itaguaí para celebrar a formação de 12 adolescentes da turma do curso de Designer de Sobrancelhas do SENAC. Os jovens são participantes do projeto Resgatando a Cidadania, iniciativa proveniente de um acordo judicial firmado entre Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), Município de Itaguaí e a Companhia de Desenvolvimento Urbano de Itaguaí – Coduita.

Formatura do Projeto Resgatando a Cidadania
Formatura do Projeto Resgatando a Cidadania

O Projeto Resgatando a Cidadania consiste na implantação de cursos profissionalizantes destinados a adolescentes residentes no município de Itaguaí, que estejam cumprindo medidas socioeducativas, em situação de risco e vulnerabilidade social e/ou sejam oriundos de famílias de baixa renda atendidas por programas assistenciais do governo.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e as Secretarias de Assistência Social e Educação do Município de Itaguaí são parceiros na execução do projeto,através da formação profissional, que teve início em fevereiro de 2018.

Procurador Francisco Araújo entrega diploma à formanda
Procurador Francisco Araújo entrega diploma à formanda

 

 

O procurador do Ministério Público do Trabalho em Itaguaí, Francisco Carlos da Silva Araújo, responsável pela implementação do projeto, representou a instituição participando da entrega dos diplomas.

Histórico

O MPT, por meio da Procuradoria do Trabalho no Município de Itaguaí, firmou acordo judicial com a Coduita e o Município de Itaguaí, no qual ficou definido a destinação de um total de R$ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil reais) para a realização do projeto Resgatando a Cidadania.

A iniciativa consiste na implantação de cursos profissionalizantes do sistema “S” (SENAI, SENAC e SESI), no prazo de dois anos a contar da assinatura do acordo, destinados aos adolescentes residentes no município de Itaguaí, e que estejam cumprindo medidas socioeducativas, em situação de risco e vulnerabilidade social e/ou oriundos de famílias de baixa renda atendidas por programas assistenciais do governo.

Há ainda uma turma do curso de torneiro mecânico em andamento no SENAI, com adolescentes beneficiários do projeto, com previsão de término no dia 15/12/2018.

 

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

Imprimir