• Procuradorias
  • Sede
  • MPT-RJ promove projeto que aborda a saúde mental dos agentes de segurança pública

MPT-RJ promove projeto que aborda a saúde mental dos agentes de segurança pública

A reunião contou com a presença da Secretaria do Estado da Polícia Civil e Militar do Rio de Janeiro

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) se reuniu nessa quarta-feira, 13 de novembro, com as Secretarias de Estado da Polícia Civil e da Polícia Militar do Rio de Janeiro, para tratar de um Procedimento Promocional que tem como objetivo abordar a questão da saúde mental dos agentes de segurança pública que, de acordo com a Lei 7883 de 2018, são todos aqueles servidores públicos que atuam na segurança pública, ou seja, Policial Civil e Militar, Bombeiro Militar, Inspetor Prisional e agente do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE).

A iniciativa de instauração de Procedimento Promocional foi idealizada após demanda do Observatório de Saúde e de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, composto por médicos e pesquisadores, que identificou um índice expressivo de depressão e suicídio entre esses agentes de segurança pública.

A procuradora do MPT-RJ, Cynthia Lopes, está a frente do projeto. O grupo de trabalho constituído conta com a participação do procurador-chefe e do vice procurador-chefe do MPT-RJ, João Batista Berthier e Fabio Goulart Villela, juntamente com os procuradores do MPT-RJ, Arthur de Azambuja, Sandro Henrique e Samira Torres.

O objetivo é abordar e avaliar com maior profundidade a questão, fazendo parcerias para otimizar os trabalhos, com uma atuação mais uniforme, para debater e atuar de forma harmônica e eficaz visando à implementação de uma assistência integrada à saúde mental dos referidos profissionais.

Foram estabelecidas visitas a todas as corporações como forma de sensibilizá-las para que apoiem o projeto.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial  Instagram: @mpt.rj

Imprimir