MPT em Cabo Frio realiza capacitação sobre Saúde e Segurança no Trabalho em diversos municípios da Região dos Lagos

Escrito por ASCOM em .

Objetivo é promover a aproximação entre a escola e o mundo da segurança e saúde do trabalhador

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Cabo Frio promoveu, durante todo mês de outubro, a capacitação “Escolas: Ambientes de trabalho e de vidas saudáveis e seguras”, para cerca de 300 professores da rede municipal, estadual e particular de diversos municípios da Região dos Lagos. A iniciativa é parte das ações para implementação da Lei Federal 12.645/2012, que cria o Dia Nacional de Saúde e Segurança nas Escolas, celebrado em 10 de outubro.

As atividades foram realizadas nos Municípios de Macaé, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio, em parceria com as Secretarias de Educação dos Municípios e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baixada Litorânea (CEREST/BL). Entre as ações do mês, o CEREST/BL também ministrou palestras para os professores nos Municípios de Armação dos Búzios e Araruama.

A procuradora do MPT em Cabo Frio e responsável pelas atividades, Cirlene Luiza Zimmermann, acredita que o melhor caminho para a prevenção é na educação.

“Por meio das escolas, podemos difundir conhecimento e semear a cultura da prevenção de acidentes e doenças do trabalho desde a infância. Temos meios legais eficazes de repressão para responsabilizarmos aqueles que descumprem as normas que garantem um ambiente de trabalho hígido e seguro, mas se conseguirmos evitar que a vida, a saúde e a integridade física e psíquica das pessoas que trabalham sejam afetadas porque formamos empresários, gestores públicos e trabalhadores mais conscientes de suas responsabilidades e dos seus direitos, teremos dado muitos passos à frente na nossa missão”, declarou.

Macaé

Os professores de Macaé foram os primeiros a receberem o curso, que começou no dia 16 de setembro e terminará em 2 de dezembro, com um total de quatro encontros.

O município será pioneiro em um concurso realizado entre as escolas mobilizando os alunos em torno do tema e as quatro unidades que apresentarem os melhores trabalhos, nos diferentes segmentos, serão premiadas com um tablet cada, destinado pelo MPT por meio da reversão de multas cobradas em razão do descumprimento de Termo de Ajuste de Conduta por empresa da região.

Saiba mais.

Rio das Ostras

No dia 16 de outubro a palestra foi promovida em Rio das Ostras, no auditório da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, com a presença do secretário de Educação, Mauricio Henriques.

Os educadores presentes receberam exemplares do MPT em Quadrinhos, que aborda diferentes questões relacionadas à saúde do trabalhador de forma lúdica. Algumas notícias sobre acidentes de trabalho foram lidas e debatidas pela plateia de educadores.

Está também em andamento no Município um concurso de desenhos, frases e redações sobre o tema saúde e segurança no trabalho, semelhante ao promovido em Macaé, que premiará os alunos responsáveis pelos melhores trabalhos com tablets destinados pelo MPT.

Saiba mais.

Cabo Frio

Em Cabo Frio a capacitação foi realizada em 21 de outubro, na Escola Municipal Professor Edilson Duarte, e contou com a presença da secretária da pasta, Márcia Almeida.

A formação foi ministrada pela procuradora do MPT de Cabo Frio, Cirlene Luiza Zimmermann, e pela representante do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baixada Litorânea (CEREST BL), Fabiana Campeasto.

Saiba mais.

São Pedro da Aldeia

No dia 22 de outubro, foi a vez de São Pedro da Aldeia sediar o curso, realizado no Teatro Municipal Dr. Átila Costa. Os secretários de Governo, Eronildes Bezerra; de Educação, Alessandro Teixeira Knauft; e de Administração, Carlos Barreto Teixeira, participaram do evento.

Entre os temas abordados na programação estiveram “Saúde e Segurança no Trabalho (SST): um valor inalienável”; “Repressão x Prevenção: a prevenção como melhor estratégia”; “A educação como melhor estratégia de prevenção”; CIPA nas escolas; o trabalho como segunda identidade; o meio ambiente do trabalho como perspectiva do meio ambiente; estatísticas de acidentes e doenças do trabalho no Brasil.

Todos os participantes receberam materiais impressos didáticos sobre os temas abordados durante o encontro. As palestrantes receberam lembranças como forma de agradecimento por todo conhecimento repassado.

Também estiveram presentes na capacitação a subsecretária de Educação, Edna Lucena, a coordenadora geral de Políticas Pedagógicas, Elizangela Rigueira, o chefe de gabinete da Educação, Saulo Mira, a equipe de assessoramento pedagógico, diretores escolares, coordenadores e demais servidores da SEMED.

Saiba mais.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

 

Imprimir