MPT em Volta Redonda participa do evento “De Mãos Dadas com a Cidadania"

Projeto é uma parceria entre o MPT e a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho

 

Foto: Amatra1
Foto: Amatra1

Os alunos de sete escolas da Região do Médio Paraíba, demostraram por meio de diferentes atividades – teatro, poesia e apresentações de slides e folders o que aprenderam no Programa “De Mãos Dadas pela Cidadania”, na última quarta-feira, (03/07), no Colégio Estadual Affonsina Mazzilo Teixeira, em Piraí, no Município do Rio de Janeiro.

O projeto “De mãos Dadas com a Cidadania” é promovido de forma integrada com o “MPT na Escola” do Ministério Público do Trabalho (MPT) e com o “Trabalho Justiça e Cidadania” (TJC), realizado pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). O objetivo é transmitir noções básicas de Direito do Trabalho a jovens estudantes da rede pública estadual.

Além de aulas com professores capacitados pelo Programa, eles também assistiram a palestras de magistrados e procuradores. Em suas três palestras no semestre para escolas da região, a procuradora do MPT em Volta Redonda Vanessa Martini focou no tema da inclusão do jovem no mercado de trabalho. “Muitos já trabalham para ajudar em casa. O objetivo foi dar alternativas, como a aprendizagem, o estágio e o contrato formal de trabalho, que a partir dos 16 anos é permitido com carteira assinada, respeitando algumas restrições”, disse a procuradora.

Foto: Amatra1
Foto: Amatra1

O combate ao Trabalho Infantil e o programa Aprendiz Legal foram os temas que foram mais abordados pelos alunos. No palco, as alunas do Curso Técnico em Formação de Professores do Colégio Estadual Affonsina Mazzilo Teixeira fizeram um teatro mudo. A encenação mostrava uma empregada doméstica que levava a filha para o trabalho, onde a patroa acabava explorando a criança como mão de obra.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

Imprimir