MPT-RJ participa da inauguração de novo laboratório de controle de qualidade de vacinas da Fiocruz

Durante a cerimônia também foram homenageados os colaboradores do programa Unidos Contra a Covid-19

O vice procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ), Fabio Goulart Vilella, participou, na última terça (23), da inauguração do novo laboratório físico-químico (Lafiq) do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Bio-Manguinhos/Fiocruz). A estrutura foi construída para suprir o aumento da demanda por análises de controle de qualidade, gerado pela incorporação da produção da vacina Covid-19.

A construção, que conta com 1.362 metros quadrados divididos em dois pavimentos e um piso técnico, também permitirá atender integralmente as necessidades de liberação de vacinas e biofármacos, de acordo com as demandas estabelecidas junto ao Ministério da Saúde, tendo absorvido mais de 40 novas análises físico-químicas somente para a liberação do IFA nacional (componente usado na produção de imunizantes).

Homenagem

Durante o evento, foram homenageados os principais parceiros do programa “Unidos Contra a Covid-19”, entre eles o MPT-RJ. Capitaneado pela Fiocruz, o programa conta com doações de diversos setores, do âmbito público, iniciativas privadas e sociedade civil. A verba gerada pela rede de colaboradores já ultrapassou o valor de R$ 500 milhões desde que foi criada, em abril do ano passado. Todo investimento tem sido revertido para combater os efeitos da maior crise sanitária dos últimos tempos, a começar pela ampliação da capacidade de testagem, apoio às populações vulneráveis, pesquisa e desenvolvimento pela produção de imunizantes, entre outros.

Foto: Fiocruz
Foto: Fiocruz

O total de recursos também viabilizou a construção de duas centrais analíticas, a adaptação da fábrica de vacinas, a aquisição de usinas de oxigênio para a Região Amazônica, o apoio à construção do Centro Hospitalar Covid-19, a doação de milhares de EPIs e equipamentos para rede hospitalar do SUS, a distribuição de 80 mil cestas básicas, entre diversas outras ações.

 

Foto: Fiocruz
Foto: Fiocruz

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)

(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir