Procurador do MPT-RJ visita Hospital Lourenço Jorge

Atividade faz parte das ações do Projeto "Saúde na Saúde"

Na última quinta-feira, 18, o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), por meio do coordenador regional da Coordenadoria de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública (CONAP), procurador Marco Antonio Costa Prado, visitou as instalações do Hospital Municipal Lourenço Jorge, localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A atividade faz parte das ações promovidas pelo Projeto "Saúde na Saúde", iniciativa da CONAP que atua monitorando hospitais na rede pública do país.

O procurador Marco Antonio se reuniu com o diretor do Hospital, Bruno Guimarães, a diretora de Infraestrutura e Logística, Tânia Nascimento Pessoa da Silva, a diretora administrativa Adryane Rocha de Andrade, e outros funcionários. Logo depois, visitou os dormitórios, refeitórios, banheiros, salas e outros setores.

Segundo a diretora administrativa Adryane Rocha de Andrade, cerca de 2.500 pessoas, entre estatutários e terceirizados, trabalham no hospital. Uma preocupação constante na área de saúde são os casos de assédio moral que, especificamente na unidade em questão, são de natureza incomum, e normalmente contornados por uma ouvidoria para recebimento de denúncias do tipo.

O Hospital não possui Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) próprio, mas a direção informou que há um convênio com a Rio Saúde - Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro S/A - para cessão de profissional Técnico em Segurança do Trabalho a ser lotado na unidade, bem como para utilização do SESMT descentralizado mantido pela paraestatal. Como precaução nesse sentido, a direção se comprometeu a iniciar os trabalhos de definição do local e aparelhamento das instalações onde funcionará o serviço do técnico do trabalho que será cedido pela Rio Saúde.


Projeto "Saúde na Saúde"

Criado em 2014, é uma iniciativa realizada pelo MPT em parceria com outras instituições, que busca promover melhorias nas condições de trabalho em hospitais da rede pública do país. Conta com diversas forças-tarefas para fiscalizar a observância das normas de saúde e segurança nas unidades de saúde geridas pela Administração Pública.

Imprimir