Servidores participam de palestra sobre técnicas de controle da atividade pública

Capacitação foi promovida pelo MPT-RJ em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), com o objetivo de aprimorar a gestão das instituições públicas

Cerca de 30 servidores do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) participaram, nesta segunda-feira (18/5), de palestra sobre controles internos administrativos. A capacitação foi conduzida pelo analista de finanças e controle da Controladoria Geral da União (CGU) Marcus Vinícius Braga.

Na palestra, Braga abordou conceitos de gestão da administração pública e ferramentas de transparência e controle interno, fundamentais para garantir maior eficiência na prestação de serviços e evitar desvios ou má utilização do dinheiro público. Ele ressaltou a importância de ferramentas como o Portal da Transparência - que apresenta detalhes sobre gastos das instituições, contratos e pagamento de verbas a servidores – as quais contribuem para aprimorar o controle social.

“É importante que as pessoas se interessem pelas questões da gestão pública. A transparência é o combustível do controle social”, destacou o palestrante. A procuradora-chefe do MPT-RJ, Teresa Basteiro, ao abrir o evento, salientou que o crescimento do Ministério Público do Trabalho como instituição de proteção dos direitos sociais demanda ampliação da atividade administrativa e capacitação dos servidores que atuam na gestão.

No Rio de Janeiro, por exemplo, o MPT conta com oito unidades para administrar em diferentes municípios. “É fundamental investir na capacitação dos servidores para realizar uma melhor gestão da regional”, concluiu a procuradora.

Ascom MPT-RJ
(21)3212-2121
(21)99423-7936
prt1.ascom@mpt.gov.br
www.prt1.mpt.gov.br

Tags: capacitação, gestão pública, CGU, controle interno

Imprimir