Quatro Cooperativas são selecionadas para fazer a coleta seletiva do MPT-RJ

As entidades recolherão os resíduos recicláveis do MPT-RJ pelos próximos dois anos

O recolhimento, a separação e a destinação dos resíduos recicláveis do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), durante os próximos dois anos, serão feitos por quatro cooperativas de coleta seletiva. As entidades inscritas na seleção aberta pelo MPT-RJ em dezembro compareceram, na última sexta-feira (29/1), no auditório da instituição, para que fosse realizado sorteio da vencedora. No entanto, por consenso, ficou decidido que as quatro cooperativas se revezarão na prestação do serviço, a cada seis meses. O sorteio foi feito apenas para decidir a ordem em que cada uma irá atuar.

 O Decreto 5.940 de 25 de outubro de 2006, da Presidência da República, que regulamenta a destinação dos resíduos sólidos descartados pelos órgãos da esfera federal, estabelece no artigo 4º que o sorteio deve ser realizado caso não haja consenso entre as inscritas e que até quatro cooperativas podem ser selecionadas para atuarem em um período de seis meses cada uma, consecutivamente. Na ata da reunião ficou estabelecido que, caso qualquer das entidades não compareça no ato da convocação, ela está fora do revezamento, e a próxima será chamada a prestar o serviço.

A Cooperativa Popular Amigos do Meio Ambiente (Coopama) será a primeira a atuar no convênio (clique aqui para ver), sendo sucedida pela Cooperativa de Recicladores Ambientais Transformando. Os seis meses consecutivos de coleta ficarão a cargo da Cooperativa Coopquitungo Cooperando e Reciclando o Rio Ltda e, por fim, atuará a cooperativa de coleta seletiva e reciclagem de materiais reaproveitáveis da zona oeste (Cooper Rio Oeste).

O representante da Coopama, que será a primeira a fazer a coleta seletiva do MPT-RJ, Luís Carlos Fernandes, falou da alegria e expectativa em continuar trabalhando com o MPT-RJ, já que prestou o serviço até o final do ano passado. “A expectativa é que possamos continuar crescendo com essa parceria de forma a gerar renda e fonte de trabalho para pessoas que vivem exclusivamente da coleta”, comemorou.

A Coopama funciona em Maria da Graça, conta com 107 colaboradores atualmente e trabalha recolhendo, separando por tipo e prensando os resíduos sólidos coletados. O material descartado geralmente é destinado a indústrias e comércio. A maioria passa por processo de reciclagem e volta a compor objetos como garrafas de vidro ou pet, entre outros.

Ascom MPT-RJ
(21)3212-2121
(21)99423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
www.prt1.mpt.gov.br

Tags: coleta seletiva, cooperativa de catadores de lixo, sorteio

Imprimir