Polícia Federal pretende estreitar parceria com o MPT-RJ

Grupo de Pronta Intervenção da PF, que atua em operações especiais no Rio de Janeiro, fará apresentação sobre a atuação da unidade no próximo dia 13, no auditório do MPT-RJ

A Polícia Federal do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Pronta Intervenção (GPI/RJ), e o Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ) pretendem fortalecer a parceria entre as duas instituições, para atuações conjuntas em fiscalizações e campanhas institucionais. O coordenador do GPI/RJ, Bruno Delgado, e o delegado regional executivo, Marcos Uruguai, estiveram na sede do MPT-RJ, na última semana, e foram recebidos pelo procurador-chefe Fabio Villela.

“A ideia é que possamos fortalecer a parceria entre as duas instituições, nas atuações em campo, por exemplo, de combate a trabalho escravo e campanhas”, destacou o procurador-chefe Fabio Villela. No próximo dia 13, às 14h, os delegados farão uma apresentação no auditório da sede MPT-RJ sobre a atuação do Grupo de Pronta Intervenção, que atua em operações especiais no Rio de Janeiro, como tráfico de drogas, combate à criminalidade violenta e ao terrorismo em grandes eventos, como nas Olimpíadas.

“Acreditamos que podemos contribuir com o trabalho dos procuradores, em atuações que julgarem de risco, por isso queremos apresentar nosso trabalho”, afirmou o coordenador do GPI/RJ, Bruno Delgado, durante a reunião. Criado em 2009, o GPI/RJ atua em missões de risco diferenciado, que justifiquem o emprego de equipe especializada com técnicas ou armamentos específicos. O grupo conta hoje com um efetivo de 16 policiais, que para ingressar no GPI precisam passar por um rígido processo de capacitação e seleção pela Corregedoria e Setor de Inteligência da PF.

Embora atuem geralmente no combate à chamada criminalidade violenta, tais como tráfico de drogas e armas e combate a quadrilhas especializadas em assalto a banco, o grupo pode ser acionado em qualquer outra ação de risco que exija estratégias de inteligência ou táticas especiais. Este ano atuará em parceria com outras unidades nas Olimpíadas de forma a prevenir e combater eventuais casos de atentado terrorista.

Serviço:
Apresentação das atividades do Grupo de Pronta Intervenção do RJ - GPI/RJ
Data: 13/4 (quarta-feira)
Horário: 14h
Local: auditório da sede do MPT-RJ
Público: procuradores

Ascom MPT-RJ
(21) 3212-2121
(21) 99423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
www.prt1.mpt.gov.br

Tags: Polícia Federal, Grupo de Pronta Intervenção

Imprimir