MPT-RJ participa da inauguração da Ouvidoria da Mulher no TRT/RJ

A iniciativa visa fornecer um local seguro para mulheres reportarem casos de violência e discriminação de gênero no trabalho, oferecendo suporte e orientação.

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) marcou presença na cerimônia de inauguração da Ouvidoria da Mulher no Tribunal Regional do Trabalho da 1° Região (TRT/RJ) nesta terça-feira (05/03). O evento teve início às 10h, no andar térreo do prédio sede do TRT/RJ.

O procurador-chefe do MPT-RJ, Fabio Goulart Villela, prestigiou a inauguração ao lado de diversas autoridades. Após a solenidade de abertura, os presentes participaram de uma roda de conversa com o tema: "Violência de Gênero nas relações de trabalho – como enfrentar?", que ocorreu no auditório do 4º andar do mesmo edifício. Os participantes receberam certificados de participação, com carga horária de três horas.

A Ouvidoria da Mulher, recém-inaugurada, criada por meio da Resolução Administrativa n. 26/2022, funcionará como um espaço crucial de acolhimento, escuta ativa e orientação sobre as demandas relacionadas à violência de gênero. Os relatos serão registrados em sistema informatizado e encaminhados às autoridades competentes para apuração. É importante ressaltar que a denunciante será informada sobre as providências adotadas, mediante sua autorização.

Além de suas funções primárias, a Ouvidoria também terá o papel de sugerir medidas administrativas aos setores do tribunal para promover um ambiente de trabalho saudável, livre de discriminação de gênero, e contribuir para o aprimoramento da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres.

Entre outras autoridades notáveis, marcaram presença a Ministra Ouvidora Nacional da Mulher do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Maria Helena Mallmann, a Desembargadora Presidente do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres (Cojum), Tânia Regina Silva Reckziegel, a Desembargadora Ouvidora da Mulher do TRT-1, Mônica Batista Vieira Puglia, a Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro e Coordenadora de Promoção da Equidade Racial da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro,Daniele da Silva Magalhães, a Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, Elda Coelho de Azevedo Bussinger e a Psicóloga do TRT-1, Ana Giselle dos Santos Gadelha.


O debate foi transmitido pelo canal da Escola Judicial do TRT-1 no Youtube.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

Imprimir