Cerimônia oficializa novo mandato do procurador-chefe do MPT-RJ

Evento foi transmitido online e contou com a presença de diversas autoridades

Na última quinta-feira (04) foi realizada a cerimônia de recondução do procurador do Trabalho, João Batista Berthier Leite Soares, ao cargo de procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) para o biênio 2021-2023. A solenidade foi realizada de maneira híbrida (presencial e virtual), com transmissão ao vivo pelo canal MPT-RJ no Youtube (confira aqui).

Berthier foi candidato único, eleito com 73 votos de 76 possíveis. Seu novo mandato está em vigor desde o dia 1º de outubro de 2021. No cargo de vice procurador-chefe permanece Fabio Goulart Villela. Com apoio dos colegas, ambos revezam os cargos de chefia e vice desde 2015, ano do primeiro mandato de Villela. A assinatura do termo de posse foi realizada em 4 de outubro, na sede da Procuradoria Geral do Trabalho, em Brasília.

O procurador-chefe reconduzido ao cargo, João Batista Berthier, participou da cerimônia via videoconferência, assim como o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Alberto Bastos Balazeiro. Estiveram presentes no auditório do Edifício Sede do MPT-RJ o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, e o vice procurador-chefe do MPT-RJ, Fabio Goulart Villela.

Autoridades de diversos órgãos e entidades prestigiaram a solenidade e discursaram durante o evento, tais como: o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região (Amatra 1), Flávio Alves Pereira; a presidenta da Associação dos Juízes do Trabalho (Ajutra), Claudia Marcia de Carvalho Soares; a presidenta do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita de Cassia Sant’anna Cortez; o secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Álvaro Sergio Gouvêa Quintão; o conselheiro nacional do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Ângelo Fabiano Farias da Costa; o procurador-chefe da Procuradoria da República do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Luiz Pinel Dias; o auditor-fiscal da Superintendência Regional do Trabalho no Rio de Janeiro, João José do Desterro; a vice-presidenta da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT); Lydiane Machado e Silva; o deputado federal, Alessandro Molon; e a vice-presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região (TRT/RJ), Mery Bucker.

O procurador do MPT-RJ, Maurício Coentro, terceiro nome na gestão, acompanhou a cerimônia presencialmente, juntamente com os procuradores do MPT-RJ Jefferson Luiz, Isabela Maul, Dulce Martini, Viviann Mattos e Teresa Basteiros. O presidente da ANPT, José Antonio Vieira de Freitas Filho, não pôde comparecer ao evento, mas enviou uma carta aos colegas que foi lida durante a cerimônia.

Foram adotadas todas as recomendações das autoridades sanitárias para preservação da saúde e segurança dos presentes, com distanciamento regulamentar, uso obrigatório de máscaras e disponibilizados álcool 70%.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir