Liberdade religiosa é tema de evento no TRT-RJ
Iniciativa decorre de parceria do Subcomitê de Liberdade religiosa do MPT-RJ e do Programa Trabalho Seguro do TRT-RJ
A religião é um assunto que impacta a vida de todo indivíduo, inclusive no ambiente de trabalho. Para debater o tema e despertar a sociedade para a importância da liberdade e tolerância religiosa, o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), por meio do Subcomitê de Liberdade Religiosa, em parceria com o programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 1° Região (TRT-RJ), promoveu no final de novembro (29/11) o evento "Religião: uma conversa de respeito".
A iniciativa foi aberta ao público e contou com a presença de diversos procuradores, desembargadores, servidores e estagiários das Instituições.
Deram início às atividades o gestor do programa Trabalho Seguro do TRT-RJ, o desembargador Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha e a procuradora do MPT-RJ, Cynthia Lopes. Integraram também a mesa de abertura o procurador chefe do MPT-RJ, João Batista Berthier, e o vice-presidente do TRT-RJ, desembargador Cesar Marques Carvalho.
O primeiro a palestrar foi o subprocurador-geral do MPT, Manoel Jorge Silva Neto. Professor da Universidade Nacional de Brasília, Manoel destacou três desdobramentos da liberdade religiosa que precisam ser preservados na sociedade: a liberdade de crença, culto e organização religiosa. “Por mais que hajam segmentos que exploram a boa-fé de seus seguidores, o mal exercício da liberdade não significa que essa liberdade deva ser extinta”, enfatizou.
Beatriz Gross, graduada em Letras, teóloga e coordenadora da equipe de revisão da "Dignidade Revista - Direitos Humanos" da PUC-Rio, defendeu o uso da palavra convivência no lugar de tolerância. “Ao invés de falarmos de tolerância religiosa podemos falar de convivência religiosa, pois é aquilo que nós precisamos. Só tolerar o outro é pouco porque eu me coloco numa posição de superioridade. A palavra "convivência" pressupõe o respeito", destacou.
O evento contou também com um debate sobre os temas apresentados e, ao final, ocorreu o lançamento dos livros "Proteção Constitucional à Liberdade Religiosa" e "Curso de Direito Constitucional", ambos de autoria do subprocurador-geral do MPT, Manoel Jorge e Silva Neto.
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj