Projeto “Formar & Incluir” realiza aula inaugural de curso para pessoas com deficiência
Projeto é realizado no município de Macaé a partir de TAC assinado com o MPT
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Cabo Frio participou, na segunda-feira (13/01), da aula inaugural da 1ª turma do Projeto “Formar & Incluir” no SENAI em Macaé. O objetivo do projeto é promover a qualificação profissional de pessoas com deficiência e prepará-las para o ingresso no mercado de trabalho.
O projeto é resultado de um Termo de Compromisso assinado pela Ocyan que prevê a destinação de R$500 mil para a promoção da formação integrada para pessoas com deficiência no município de Macaé no sentido de possibilitar o desenvolvimento das potencialidades, habilidades comportamentais e competências profissionais, respeitando as capacidades cognitivas e condições físicas e promovendo a inclusão no mercado de trabalho.
Ao se dirigir aos alunos durante a aula inaugural, a procuradora do trabalho, Cirlene Luiza Zimmermann, responsável pela condução do inquérito em que firmado o Termo de Compromisso, destacou a importância da transição do modelo de assistência e caridade, com que as pessoas com deficiência sempre foram tratadas, para o modelo inclusivo, de oferecimento de oportunidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional. “As pessoas com deficiência não precisam de caridade, precisam de oportunidades. E vocês foram selecionados. Aproveitem o curso ao máximo. A exitosa conclusão do curso e a inclusão de vocês no mercado de trabalho será exemplo para muitas outras pessoas com deficiência que ainda não descobriram seu potencial e para aquelas pessoas supostamente normais e que ainda não acreditam na capacidade produtiva das pessoas com deficiência. O Ministério Público do Trabalho acredita em vocês, na força da diversidade.” disse a procuradora.
Além da procuradora e dos alunos participantes, estiveram presentes no evento a equipe do SENAI de Macaé, representantes da empresa Ocyan e os integrantes do comitê gestor designado pelo MPT para acompanhar o projeto: o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Macaé, Victor dos Santos Souza, junto com o vice-presidente, Raul Ferrarez Alvez; a Oficial de Justiça do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região em Cabo Frio, Maria Cristina Barbosa Mendes; os Médicos do Trabalho, Maria Christina Rodrigues Menezes e Narciso Guedes; e a diretora da escola Sentrinho de Macaé, Rita de Fátima Manhães Barreto, entre outras autoridades.
A seleção para a primeira turma do projeto Formar e Incluir, que fará o curso de Auxiliar de Operações Logísticas ministrado pelo SENAI de Macaé, contou com 76 inscritos e foram selecionadas 25 pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e múltipla, que têm entre 18 a 64 anos, observada a paridade de gênero, e que se mostraram muito felizes e gratos em participar do projeto, manifestando em suas falas de apresentação o desejo de concluir o curso com aproveitamento e ingressar em breve no mercado de trabalho.
Mais informações sobre o Termo de Compromisso estão disponíveis no link abaixo:
.http://www.prt1.mpt.mp.br/informe-se/palestras/18-informe-se/882-mpt-rj-firma-termo-de-compromisso-com-a-odebrecht-ocyan-para-implementacao-de-projeto-direcionado-a-capacitacao-de-pessoas-com-deficiencia-2
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj