Procurador-chefe do MPT-RJ é reeleito ao cargo
Mandato é para o biênio 2021-2023
O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), João Batista Berthier Leite Soares, eleito em 2019, foi reconduzido ao cargo para o biênio 2021-2023. João Batista Berthier foi candidato único, eleito com 73 votos de 76 possíveis. Seu novo mandato está em vigor desde o dia 1º de outubro de 2021.
No cargo de vice procurador-chefe permanece Fabio Goulart Villela. Com apoio dos colegas, ambos revezam os cargos de chefia e vice, em espécie de cogestão, desde 2015, ano do primeiro mandato de Villela. A eleição para procurador-chefe é realizada a cada dois anos, sendo permitida uma reeleição.
O terceiro nome na gestão do MPT-RJ será o procurador Maurício Coentro.
A cerimônia de posse foi realizada ontem, 4 de outubro, na sede da Procuradoria Geral do Trabalho, em Brasília. A Procuradoria do Trabalho da 1ª região esteve representada na solenidade de posse pelo vice procurador-chefe, Fabio Villela, que assinou simbolicamente o atestado de posse.
João Batista Berthier Leite Soares
João Batista Berthier Leite Soares atua como procurador do Trabalho desde 2001, após aprovação, em primeiro lugar, no 9º concurso nacional para ingresso na carreira de membro do Ministério Público do Trabalho. Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Berthier é mestre em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Estado (PUC-RJ) e doutor em Direito pela UERJ.
Berthier iniciou sua carreira como procurador do INSS, onde atuou de 1994 a 2001. No biênio 2013/2015, atuou, como coordenador da coordenadoria de atuação em primeiro grau, da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região (PRT1). Foi vice procurador-chefe por dois mandatos consecutivos, tendo Fábio Goulart Villela como procurador-chefe. A partir de 2019, assumiu o cargo de procurador-chefe, com Fabio Goulart Villela como vice procurador-chefe.
Fabio Goulart Villela
Fabio Goulart Villela é formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem pós-graduação em Direito e Processo do Trabalho pela Gama Filho. É mestre em ciências jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa e doutorando em ciências jurídicas pela mesma Universidade. Iniciou sua carreira como servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região e, em 2003, se tornou procurador do Trabalho do MPT da 14ª Região (Rondônia e Acre). Desde então, também atuou como membro do MPT em Sergipe e, em 2005, ingressou no quadro da Regional Fluminense.
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial