MPT na Escola premia alunos da rede municipal de Itaboraí

Mais de 230 alunos participaram apresentando trabalhos nas categorias conto, poesia, desenho e música

Na última sexta-feira, 15 de julho, o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) participou da cerimônia de premiação do Projeto MPT na Escola, no município de Itaboraí. O evento contou com a presença do procurador-chefe do MPT-RJ, João Batista Berthier Soares, das procuradoras Maria Vitória Sussekind e Danielle Cramer, coordenadoras regionais da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), do secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, além de professores, responsáveis e alunos.

Em Itaboraí, o Projeto foi desenvolvido na Escola Municipalizada Onze de Junho e na Escola Municipal Jornalista Alberto Torres. Ao todo, 11 turmas, do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, dessas unidades participaram apresentando trabalhos nas categorias conto, poesia, desenho e música. Foram mais de 230 alunos e 23 profissionais envolvidos.

Os vencedores (1º, 2º e 3º lugar) em cada categoria receberam jogo educativo, kit escolar, livro infantojuvenil e revista em quadrinhos. Todos os estudantes participantes ganharam medalhas, certificados e bonés do projeto e os professores receberam livro pedagógico e caderno personalizado.

Foto: Nicolas Barbosa, 3º lugar em Desenho, recebe o prêmio das mãos do procurador-chefe do MPT-RJ, João Batista Berthier; Enzo Miguel, 1° lugar em Poesia, recebe o prêmio das mãos da procuradora Danielle Cramer; e Maria Clara, 2º lugar em Poesia, recebe o prêmio das mãos da procuradora Maria Vitória.
Foto: Nicolas Barbosa, 3º lugar em Desenho, recebe o prêmio das mãos do procurador-chefe do MPT-RJ, João Batista Berthier; Enzo Miguel, 1° lugar em Poesia, recebe o prêmio das mãos da procuradora Danielle Cramer; e Maria Clara, 2º lugar em Poesia, recebe o prêmio das mãos da procuradora Maria Vitória.

A cerimônia foi transmitida online pelo Facebook da Prefeitura de Itaboraí.

MPT na Escola

O MPT na Escola tem por objetivo levar as temáticas do trabalho infantil e da saúde e da segurança no trabalho para a sociedade, por intermédio da comunidade escolar, transformando os(as) profissionais da educação em multiplicadores(as) do conhecimento sobre os temas, bem como acerca da necessidade da prevenção e da erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes. Busca também fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização e incluir a conscientização e a prevenção do trabalho infantil e de proteção do(a) adolescente trabalhador(a).

Este ano, 20 municípios aderiram ao Projeto que conta com a inclusão do projeto regional Segurança e Saúde nas Escolas como terceira categoria na etapa estadual para as turmas de 8º e 9º anos. Os alunos são divididos em grupos conforme sua faixa etária, e terão que abordar assuntos específicos em seus projetos: Grupo 1 “Trabalho Infantil”, com alunos(as) do 4ª e 5º anos do ensino fundamental; Grupo 2 “Profissionalização do(a) adolescente/aprendizagem profissional”, alunos(as) do 6º e 7º anos do ensino fundamental; Grupo 3 “Segurança e saúde nas escolas e no trabalho”, composto de alunos(as) do 8º e 9º anos do ensino fundamental. São quatro categorias por grupo: Conto, Desenho, Música e Poesia.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir