MPT-RJ participa de cerimônia de formatura de aprendizes com deficiência e reabilitados
Iniciativa é fruto de compromisso firmado entre o MPT-RJ e a ABESPetro
O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), por meio da Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Cabo Frio, participou na terça-feira (09/08), da formatura da primeira turma mundial de Pessoas com Deficiência (PCDs) no Curso Básico de Segurança de Plataforma (CBSP) e no Treinamento de Escape de Aeronave Submersa (HUET). O evento foi realizado pela instituição social “Viva Lagos” e ocorreu no município de Macaé, no estado do Rio de Janeiro. O MPT-RJ foi representado pela procuradora do Trabalho Cirlene Luiza Zimmermann e pelo procurador do Trabalho Fernando Pinaud de Oliveira Junior.
O projeto, oriundo de um termo de Cooperação, Inclusão e Desenvolvimento do MPT-RJ com a Associação Brasileira das Empresas de Serviços e Petróleo (ABESPetro), tem como objetivo qualificar e incluir pessoas com deficiência e reabilitadas no mercado de trabalho. Neste curso, 14 pessoas com deficiência foram contempladas, sendo oferecidos conhecimentos teóricos e práticos para qualificá-los para a carreira profissional.
O MPT, em parceria com a ABESPetro, produzirá um documentário sobre o projeto que será lançado na próxima Conferência e Exposição Nacional de Inclusão e Acessibilidade (Reconecta), nos dias 20 e 21 de setembro de 2022.
A procuradora Cirlene Luiza Zimmermann lembrou que desde o início das tratativas com a ABESPetro, a primeira condição do MPT para a renovação do termo foi a previsão de efetiva empregabilidade das pessoas formadas. “Não basta o curso. Não queremos apenas capacitar, precisamos incluir. Para isso, era necessário enfrentar novos desafios, derrubando barreiras antigas. E uma delas era a qualificação das pessoas com deficiência nos cursos obrigatórios de segurança e salvatagem. Se é requisito para o embarque e há propósito concreto de inclusão, é imprescindível que haja formação”, destacou.
Em seu discurso, exibido virtualmente durante a cerimônia, a procuradora também parabenizou os alunos concluintes dos cursos: “As barreiras atitudinais e os comportamentos capacitistas berram! E aqui estamos contrariando todas as previsões. Porque vocês são capazes! Porque vocês não querem caridade, vocês buscam oportunidades de participação no mercado de trabalho em igualdade de condições com as demais pessoas”.
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj