Procuradores do MPT-RJ são homenageados pelo Movimento Negro Unificado do Rio de Janeiro
Marcelo José Fernandes e Wilson Prudente (in memoriam) receberam a 1ª premiação "Lanceiro Negro"
O procurador do Ministério Público do Trabalho no Rio de janeiro (MPT-RJ), Marcelo José Fernandes, foi homenageado, no último sábado, 24 de setembro, pelo Movimento Negro Unificado do Rio de Janeiro com a 1ª premiação "Lanceiro Negro". A honraria visa reconhecer personalidades que contribuíram e contribuem na luta contra o racismo e na construção de um mundo mais justo.
O procurador do Trabalho Wilson Prudente, falecido em outubro de 2017, também foi homenageado. Wilson se destacou como membro relator das Comissões Estadual (RJ) e Nacional da Verdade sobre a Escravidão Negra no Brasil do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O evento, realizado no Museu da História Afro Brasileira (MUHCAB), localizado na Gamboa, centro do Rio, contou com diversas atividades: feira afro cultural, debates e exibição de documentários. A procuradora do MPT-RJ, Elisiane Santos, esteve presente na cerimônia, representando o Subcomitê Raça e Interétnico, do Comitê de Diversidade do MPT-RJ.
O Movimento Negro Unificado (MNU) é um grupo de ativismo político, cultural e social de relevante trajetória no âmbito do movimento negro no Brasil. Fundado no ano de 1978 em São Paulo, o MNU lutou pela auto-afirmação cultural e o incentivo à cultura de matriz africana, contribuindo para um novo grau de amadurecimento no movimento negro e um renascimento da cultura negra.
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj