Projeto Ação Integrada fará evento no Quiosque do Moïse Kabagambe para marcar o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

O evento gratuito terá Batalha do Slam das Minas e o café da manhã congolês como parte da programação

Rio de Janeiro - 28 de janeiro (sábado) é o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo e para marcar a data, o Projeto Ação Integrada: Resgatando a Cidadania (ProjAI) vai promover um evento gratuito no Quiosque do Moïse, no Parque Madureira. O Projeto, que trabalha há quase 10 anos dando assistência psicossocial a pessoas resgatadas do trabalho escravo, escolheu o local para homenagear Moise Kabagambe, que foi assassinado em janeiro de 2022. As condições de trabalho e a violência sofrida por Moïse foram objeto da Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho em 22/03/2022 (autos do processo n. 0100216-55.2022.5.01.0030), em curso na Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro, na qual, são postuladas as verbas trabalhistas e indenizações devidas à família da vítima. A ideia do evento é dar visibilidade ao tema da escravidão contemporânea e às condições de trabalho dos imigrantes no Brasil.

O evento começará às 10h com um café da manhã congolês preparado pela própria família do Moïse. Delícias típicas como o Beignet congolaise serão servidas ao público. Às 11h começará a mesa de debate sobre o tema do trabalho análogo à escravidão. Entre os participantes, estarão representantes de instituições atuantes na causa do trabalho escravo e da migração, como o Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ) e a Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo no Rio de Janeiro (COETRAE-RJ).

Após o debate, será feita uma pausa para o almoço e às 13h o evento será retomado com a Batalha do Slam das Minas RJ, coletivo artístico de poesia que dá visibilidade a mulheres heteras, lésbicas, bis ou trans, pessoas queer, agender, não binárias e homens trans. Os ganhadores do primeiro,segundo e terceiro lugar na batalha receberão uma premiação em dinheiro.

Estima-se que mais de 50 milhões de pessoas são submetidas à escravidão contemporânea no mundo. Mais de 1.560 pessoas foram resgatadas do trabalho escravo em 2022. Entre 2006 e 2020, pelo menos 860 migrantes internacionais foram resgatados de trabalho escravo no Brasil. No Rio de Janeiro, foram atendidos pelo ProjAI, entre 2020 e 2022, 26 trabalhadores imigrantes, provenientes da China, Venezuela, Paraguai e República Democrática do Congo.

Serviço

Dia: 28 de janeiro de 2023
Horário: Das 10h às 16h
Local: Quiosque do Moïse, Parque Madureira - R. Soares Caldeira, 115 QUIOSQUE 1A, PORTÃO 1 - Madureira.

Sobre o Projeto Ação Integrada

Resgatando a Cidadania: É desenvolvido pelo MPT-RJ em parceria com o Programa de Atendimento a Resgatados de Trabalho Escravo (PARTE) da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro. // @projai.rj // #VamosErradicarOTrabalhoEscravo

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir