Curso capacita integrantes do MPT sobre trabalho em plataformas de petróleo e gás natural

Durante a atividade foi lançada a nova edição da revista MPT em Quadrinhos sobre o Projeto Ouro Negro

O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), por meio da Coordenadoria Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário (Conatpa), promoveu o curso "Trabalho em Plataformas de Petróleo e Gás Natural". A capacitação, realizada presencialmente no auditório do edifício anexo do MPT-RJ, recebeu servidores, servidoras, membros, membras, estagiários e estagiárias do MPT, nos dias 12 e 13 de abril.

A iniciativa teve por objetivo aprimorar a qualificação interna do MPT quanto ao tema do trabalho em plataformas de petróleo e gás, aprofundando conhecimentos sobre a temática para auxiliar na condução de procedimentos investigatórios e promocionais, bem como abordar a evolução do trabalho na indústria do petróleo e a atuação do MPT e dos órgãos de fiscalização parceiros do MPT no Projeto Ouro Negro, da Conatpa.

O curso contou com palestrantes das instituições parceiras. O Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho e Coordenador da Inspeção do Trabalho Portuário e Aquaviário no Rio de Janeiro, Gilson di Luccas, abordou o papel da Fiscalização do Trabalho; a Analista Pericial em Engenharia de segurança do trabalho do MPT-RJ, Selma Saraiva, falou sobre Segurança do Trabalho e Saúde do Trabalhador em Plataformas de Petróleo; os representantes da ANVISA, Karen Marques do Amaral e Rodolfo Navarro Nunes, focaram na vigilância sanitária a bordo; a Coordenadora de Licenciamento Ambiental de Produção de Petróleo e Gás OffShore do IBAMA, Patrícia Maggi, tratou da conjuntura ambiental; a Marinha do Brasil, representada pelo Comandante Haroldo de Oliveira Amaral, falou da defesa da segurança da navegação e salvaguarda da vida humana do mar; e o representante da Agência Nacional do Petróleo – ANP, Thiago Ormonde, falou sobre gestão e segurança operacional nas plataformas de petróleo.

Além dos palestrantes citados acima, estiveram presentes como capacitadoras e na mesa de lançamento da revista em quadrinhos, a Gerente do Projeto Ouro Negro e Procuradora Regional do Trabalho do MPT-RJ, Junia Bonfante Raymundo, a Procuradora do Trabalho e Coordenadora Adjunta da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CODEMAT) e idealizadora do HQ Ouro Negro, Cirlene Zimmermann e a Procuradora do Trabalho e Coordenadora Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário Flavia Bauler. A mesa do lançamento ainda contou com a participação do Superintendente de Segurança Operacional e Meio Ambiente da ANP, Raphael Neves Moura; da Coordenadora Estadual de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados da Paraíba, Christiane dos Santos Teixeira Delphin, do Comandante da Marinha do Brasil e Gerente de Vistorias, Inspeções e Perícias Técnicas da Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, Antônio Galvão de Almeida Simões, e do Auditor Fiscal do Trabalho Gilson di Luccas.

Além de atuar como mediador, o MPT falou sobre o Projeto Ouro Negro, a integração interinstitucional e seu impacto nas relações de trabalho. Ao final do primeiro dia de capacitação, houve o lançamento da nova edição da coletânea MPT em Quadrinhos, arte gráfica que, por tradição, utiliza uma linguagem mais sucinta e apresenta o Projeto Ouro Negro como tema central.

“O Projeto Ouro Negro é o tema da primeira revista da coletânea MPT em Quadrinhos afeta à CONATPA. A ideia da sua criação se deve ao exitoso trabalho promovido ao longo dos últimos anos pelas diversas instituições públicas que uniram forças em uma atuação conjunta com vistas a aprimorar e a otimizar os resultados almejados por cada uma delas. O projeto é uma referência de atuação estatal eficiente e precisava ser devidamente registrado e divulgado para toda a sociedade. As revistas MPT em Quadrinhos dão o necessário alcance com uma linguagem lúdica e acessível e essa edição ficou realmente muito bonita”, comentou a procuradora Cirlene.

O projeto Ouro Negro foi criado para ser uma iniciativa multiinstitucional para fiscalizar de forma completa as plataformas petrolíferas. É formado por um Acordo de Cooperação Técnica entre Agência Nacional do Petróleo (ANP), Anvisa, Ibama, Marinha, Ministério do Trabalho e o MPT.

Acesse a revista:
https://mptemquadrinhos.com.br/edicoes/ouro-negro/

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir