MPT-RJ participa de debate sobre inclusão, diversidade e segurança do trabalho na moda

Evento “CDMD por uma moda justa” foi promovido pela Comissão de Direito da Moda da OAB/RJ e pelo movimento Fashion Revolution

Na última terça-feira, 18 de abril, o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) participou do evento “CDMD por uma moda justa”. Promovido pela Comissão de Direito da Moda da Ordem dos Advogados no Brasil no Rio de Janeiro (OAB/RJ - CDMD) e pelo movimento global Fashion Revolution, o encontro teve a presença da procuradora do MPT-RJ e coordenadora do Subcomitê Raça/Etnia, Silvana da Silva. Diversos especialistas, referências na área da moda e ativistas também participaram. O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no canal da Ordem no YouTube.

Foto: Flávia Freitas
Foto: Flávia Freitas

A iniciativa contou com palestras ao longo de toda manhã e tarde. A primeira parte do evento teve como tema “A moda pelas mulheres” e as palestrantes discursaram sobre a invisibilização e a exploração feminina na indústria da moda. Em sua fala, a procuradora Silvana destacou a importância de um meio ambiente de trabalho seguro para os profissionais envolvidos com a indústria têxtil e todo segmento da moda.

O tema da segunda parte do evento foi “Diversidade na moda”, destacando a importância e a representatividade dos convidados, que discursaram sobre o papel da moda como agente da diversidade. Ao final do dia, houve o lançamento do livro “Um olhar diferente sobre a moda”, impresso em tinta e em braile. O lançamento teve grande presença do público, que contribuiu com relatos e perguntas aos palestrantes, e tratou de acessibilidade na moda, dos espaços ocupados por pessoas com deficiência e da luta anticapacitista.

Fashion Revolution

O Fashion Revolution é um movimento global que trabalha para que a moda conserve e restaure o meio ambiente, valorizando as pessoas acima do crescimento e do lucro, valorizando as pessoas, a diversidade e responsabilidade social. Foi criado após um conselho global de profissionais da moda se sensibilizar com o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, que causou a morte de 1.134 trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. A tragédia aconteceu em de 2013 e as vítimas trabalhavam para marcas globais em condições análogas à escravidão.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

Imprimir