MPT-RJ participa de evento sobre a importância da aprendizagem profissional

Atividade realizada na Alerj contou com a presença de autoridades e jovens aprendizes

Jovens, adolescentes, autoridades e entidades qualificadoras se reuniram na segunda-feira (8), no auditório do Edifício Lúcio Costa, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), para o evento “Adolescentes e jovens: os desafios da empregabilidade e o empoderamento pelo Programa Jovem Aprendiz”.

A atividade, promovida pelo Fórum Estadual da Aprendizagem Profissional do Rio de Janeiro (FEAP/RJ) e pelo deputado estadual Sérgio Fernandes, em comemoração ao Dia do Trabalhador (1/5), contou com a presença da procuradora do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), Dulce Martini Torzecki.

foto: FEAP/RJ
foto: FEAP/RJ

A iniciativa teve como objetivo destacar a importância do Programa Jovem Aprendiz como política pública nacional de geração de emprego e renda para adolescentes e jovens. A procuradora Dulce explicou que o MPT tem como meta prioritária a inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho e atua cobrando que as empresas cumpram a cota de aprendizes, inclusive na formação de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

foto:FEAP/RJ
foto:FEAP/RJ

O encontro foi repleto de falas potentes de aprendizes que compartilharam suas vivências. A jovem Yasmin dos Santos Alves, falou sobre sua experiência como aprendiz e pediu para que as empresas não enxerguem os jovens aprendizes apenas como cota, mas como parte da empresa. Milena Oliveira, contou que seu maior desafio foi se sentir acolhida no ambiente de trabalho e destacou a importância do Programa para ensinar e qualificar o jovem para o mundo institucional.

A auditora fiscal do Trabalho, Lívia Valle, ressaltou que as pessoas com deficiência são um público prioritário da aprendizagem profissional e devem ser capacitadas e inseridas no mercado de trabalho.

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Alerj e está disponível no Youtube.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

 

Imprimir