Parceria entre MPT-RJ e Cáritas RJ promove capacitação profissional de pessoas em situação de refúgio

27 alunos se formaram nos cursos de Camareiro(a) e Auxiliar de Cozinha oferecidos pelo SindRio

Na última quarta-feira (24/5), 27 pessoas em situação de refúgio se formaram nos cursos de Camareiro (a) e Auxiliar de Cozinha. A capacitação profissional é fruto de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) e o Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio (PARES) da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro. Os cursos foram oferecidos pelo Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio).

Foto: ©PARES Cáritas RJ/Luciana Queiroz
Foto: ©PARES Cáritas RJ/Luciana Queiroz

O MPT-RJ destinou aproximadamente R$345 mil para a realização do projeto. O valor foi proveniente de multa aplicada no bojo de ação civil pública (ACP) ajuizada pelo MPT-RJ em face da Junta de Educação da Convenção Batista Carioca (Convenção Batista Carioca).

A destinação permitiu o custeio das mensalidades e do deslocamento dos alunos até o local das aulas. Refugiados de diversos países participaram da capacitação: Venezuela, República Democrática do Congo (RDC), Angola, Rússia, Egito e Colômbia.

Foto: ©PARES Cáritas RJ/Luciana Queiroz
Foto: ©PARES Cáritas RJ/Luciana Queiroz

A cerimônia de formatura ocorreu na sede do SindRio e contou com a presença do procurador do MPT-RJ, Francisco Carlos da Silva Araújo; da coordenadora geral do PARES Cáritas RJ, Aline Thuller; e de Leonardo Sousa, coordenador de treinamento da SindRio.

Foto: ©PARES Cáritas RJ/Luciana Queiroz
Foto: ©PARES Cáritas RJ/Luciana Queiroz

Novos cursos serão realizados objetivando a inserção laboral dos solicitantes de refúgio e refugiados no Brasil.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Instagram: @mpt.rj

 

Imprimir