Nova sede do MPT-RJ garantirá melhor atendimento aos cidadãos no combate às violações trabalhistas
Edifício localizado no centro do Rio tem 12 andares e 4.800 metros quadrados
Cerca de 200 pessoas, entre autoridades, magistrados, procuradores e servidores, participaram da inauguração na nova sede do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), nesta quarta-feira (19/8). No novo edifício, localizado na rua Santa Luzia n. 173, vai funcionar a maior parte dos setores da instituição, incluindo os gabinetes de procuradores, salas de audiência e protocolo, onde os cidadãos podem dar entrada em denúncias trabalhistas.
Em seu discurso na cerimônia, a procuradora-chefe do MPT-RJ, Teresa Basteiro, afirmou que a nova sede vai contribuir para aprimorar a atuação da instituição, quando constatadas violações ao ordenamento jurídico trabalhista. Além disso, garantirá maior agilidade na efetivação de projetos nacionais. O MPT atua na erradicação do trabalho de crianças e adolescentes e das condições de escravidão, na promoção da liberdade sindical, no combate às irregularidades trabalhistas na administração pública e às fraudes nas relações de trabalho, na defesa de meio ambiente de trabalho, na promoção de igualdade de oportunidades, na regularização das relações de trabalho nos setores aquaviário e portuário, entre outros.
Teresa Basteiro agradeceu o empenho de todos os membros e servidores para aquisição e reforma no novo edifício. Ela lembrou que tudo teve início em 2004, quando o então procurador-chefe, Márcio Vieira Alves Faria, instalou a comissão de captação de recursos no MPT-RJ, que conseguiu obter no Congresso Nacional a aprovação de emenda de bancada para a aquisição da nova sede e de cinco andares do atual edifício. “Vamos deixar um legado para a instituição”, ressaltou o procurador regional do Trabalho, José Antonio de Freitas Filho, que, quando estava à frente da instituição, realizou a licitação para as obras de adequação e deu início à reforma.
Características - O novo prédio, que antes pertencia ao INSS e onde já funcionou o Judiciário trabalhista, tem 12 andares e 4.800 metros quadrados. O espaço passou por ampla reforma para receber com segurança e de forma adequada a estrutura do MPT-RJ. No novo local irão funcionar os gabinetes dos procuradores, as Divisões de 1º e 2º graus, as áreas de protocolo, informática, assessoria de comunicação, além do gabinete da procuradora-chefe. Um andar inteiro será destinado às salas de audiência.
Ascom MPT-RJ
(21)3212-2121
prt01.ascom@mpt.mp.br
www.prt1.mpt.gov.br