Novo superintendente do Trabalho e Emprego no RJ pretende fortalecer parceria com o MPT

Robson Leite, que assumiu a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/RJ), falou sobre a importância da atuação conjunta na proteção dos direitos dos trabalhadores

 

O novo superintendente regional do Trabalho e Emprego no Rio de Janeiro, Robson Campos Leite, se reuniu, nesta quinta-feira (7/1) com o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT-RJ), Fabio Villela, e outros membros da instituição para manifestar o interesse em estreitar a parceria com o órgão.

 

Leite, que assumiu a regional fluminense do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), destacou a importância da atuação conjunta entre a instituição, o MPT e a Justiça Trabalhista do Rio, na defesa dos direitos dos trabalhadores, sobretudo no momento atual de crise econômica e da proximidade dos jogos olímpicos. Ele afirmou que uma das prioridades à frente da Superintendência é agilizar o atendimento dos cidadãos que procuram a instituição para dar entrada no seguro desemprego.

 

“Tivemos um aumento de demanda, em razão da crise e das recentes demissões em massa, além da dispensa dos contratados para trabalhos temporários no fim do ano”, afirmou. A proximidade dos jogos olímpicos e o risco de demissões com o término das obras estruturais para o evento é outra preocupação do novo superintendente.

 

“A maior articulação entre os órgãos relacionados à proteção dos direitos dos trabalhadores é fundamental para solucionar rapidamente os conflitos trabalhistas, o que beneficia a sociedade como um todo”, afirmou Fabio Villela. Também participaram da reunião o procurador-chefe substituto do MPT-RJ, João Batista Berthier, além dos procuradores Maurício Coentro e Carina Bicalho e do desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT/RJ), Mário Sérgio Pinheiro.

 

Durante o encontro, Coentro, que é coordenador da Divisão de Primeiro Grau do MPT-RJ, pediu apoio do novo superintendente para aprimorar os procedimentos de comunicação entre os dois órgãos nas solicitações de informação feitas pelos procuradores a auditores do trabalho em inquéritos que tramitam na instituição. Segundo Coentro, a medida busca agilizar a resposta aos pedidos feitos pelos procuradores sobre fiscalizações feitas pelo MTPS em empresas investigadas no MPT.

 

Ascom MPT-RJ
(21)3212-2121
(21)99423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
www.prt1.mpt.gov.br

Tags: parceria, atuação do MPT, MTE

Imprimir