Fórum busca conscientizar agricultores do RJ sobre os impactos no uso de agrotóxicos

Reunião pública será realizada amanhã (4/5) no Ceasa de Nova Friburgo, para debater os riscos à saúde da população exposta aos agrotóxicos, especialmente dos trabalhadores e consumidores.

O Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos do Rio de Janeiro, integrado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) além de diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil, promove nesta quarta-feira (4/5) uma reunião pública para debater o impacto da utilização de agrotóxicos na produção rural. A reunião será às 15h no Ceasa de Nova Friburgo, região produtora agrícola do estado.

Foram convidados a participar agricultores, trabalhadores rurais e familiares, povos e comunidades locais, órgãos e instituições governamentais, além de consumidores. Qualquer pessoa interessada pode participar. “Queremos sensibilizar os agricultores sobre a necessidade de cumprir as normas que regem a matéria no país, pois o uso indiscriminado de agrotóxicos ou substâncias não autorizadas no Brasil pode causar sérios riscos à saúde dos trabalhadores e de quem consome o produto”, destaca a procuradora regional do Trabalho Teresa Basteiro, representante do MPT-RJ no Fórum.

Nova Friburgo tem forte tradição rural, sendo considerado um dos maiores produtores de hortaliças e de flor de corte do Brasil. Em 2014, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou levantamento com amostras de alimentos em todo o país e constatou que 25% apresentavam resíduos de agrotóxicos acima do permitido. O uso indiscriminado e abusivo desses produtos e a falta de fiscalização em relação a níveis seguros de substâncias aumenta o risco para a saúde dos brasileiros.

Desde 2008, o Brasil aparece como campeão no ranking de países que mais utilizam agrotóxicos no mundo. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que também afirmam que cada brasileiro consome, em média, um galão de cinco litros de veneno por ano. Ainda segundo Dossiê divulgado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o uso de agrotóxicos atinge 70% dos alimentos no país.

O MPT-RJ possui uma cartilha que orienta sobre as regras para utilização dos agrotóxicos e os problemas que o uso indiscriminado pode causar à saúde do trabalhador e dos consumidores. Clique aqui para acessar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ASCOM MPT-RJ
(21)3212-2121
(21)99423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
www.prt1.mpt.gov.br

Tags: agrotóxicos

Imprimir