Cristo Redentor será iluminado de verde em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho
Ação acontece nesta quinta-feira (27/4) e faz parte do movimento nacional “Abril Verde”
No Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado nesta quinta-feira, 27 de abril, o Cristo Redentor estará de braços abertos para a campanha nacional “Abril Verde”. Das 18h às 19h, o cartão postal mais famoso do Brasil ganhará a cor-símbolo desse movimento de conscientização, em uma ação do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) e do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), com o apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
A iniciativa tem o objetivo de conscientizar sobre a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro e recebe o apoio da Justiça do Trabalho, por meio do Programa Trabalho Seguro. A perspectiva é mudar a realidade atual do Brasil e alertar sobre a importância da prevenção. Cerca de 700 mil acidentes de trabalho são registrados por ano no país, desde 2012, segundo dados da Previdência Social.
“Eventos como esse são muito importantes para chamar a atenção da sociedade para a questão dos acidentes de trabalho, que são um problema de saúde pública. Estudos demonstram que os acidentes potencialmente fatais ou incapacitantes acometem, em especial, trabalhadores jovens em idade produtiva, gerando graves consequências sociais e econômicas para o país”, ressalta Juliane Mombelli, procuradora do trabalho e coordenadora regional da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), do MPT-RJ.
Para o desembargador Leonardo Dias Borges, gestor do Programa Trabalho Seguro no âmbito do TRT/RJ, muitos dos processos decorrentes de acidentes e doenças do trabalho que chegam diariamente ao Judiciário Trabalhista poderiam ser evitados com uma sólida política de prevenção que agregue esforços da sociedade civil, empresas, governo e trabalhadores. “Atrás de cada processo estão vidas, que muitas vezes precisam arcar com consequências irreversíveis de acidentes. Nossa preocupação vai além dos números, para alcançar o ser humano e a necessidade de desenvolver plenamente sua capacidade laboral, com segurança e integridade física e mental”, afirma o magistrado.
“Precisamos lembrar também que cada acidente e doença sofridos por alguém tem sérios reflexos não só para a sociedade e a economia do país, mas, principalmente, para aquele indivíduo e seu núcleo familiar. É necessária a prevenção, para defendermos a integridade da vida e buscarmos condições ideais para o bom desempenho de todas as profissões”, destaca o reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo.
Paralelamente à iluminação do Cristo, será realizada uma oração em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, no Santuário do Cristo Redentor. A cerimônia contará com a presença do procurador-chefe do MPT-RJ, Fabio Villela; da procuradora do trabalho e vice-coordenadora da Codemat, Cynthia Simões Lopes; da vice-presidente do TRT/RJ, desembargadora Rosana Salim Villela Travesedo; e do desembargador Leonardo Dias Borges, além de outros integrantes dessas instituições.
SOBRE A DATA:
O mês foi escolhido em consideração ao dia 7 de abril, em que comemora o Dia Mundial da Saúde, e ao dia 28 de abril, considerado o "Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho", instituído pela OIT. No Brasil, a Lei 11.121/2005 instituiu o mesmo dia como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
SERVIÇO:
Iluminação do Monumento do Cristo Redentor
DATA: 27/04, das 18 às 19h
LOCAL: Morro do Corcovado - Parque Nacional da Tijuca (Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro)
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial