MPT-RJ Campanha da Secretaria de Direitos Humanos alerta sobre o tráfico de pessoas
Gift Box instalado no Terminal Alvorada traz relatos de vítimas desse tipo de crime
Dando início a uma série de ações para a Semana de Mobilização Coração Azul, contra o tráfico humano, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI) inaugurou nesta segunda-feira (24), uma Gift Box no Terminal Alvorada, na Zona Oeste da capital fluminense. As cerca de 50 mil pessoas que circulam pelo local diariamente poderão ver na instalação imagens e relatos de vítimas de exploração sexual, trabalho escravo, servidão doméstica, além de casos de adoção ilegal de crianças e tráfico de órgãos.
“Mobilizações como essa servem para alertar a população sobre a questão do tráfico de pessoas e ajudá-las a identificar e saber denunciar esse tipo de crime. A Gift Box representa bem essa função, mostrando como as pessoas são seduzidas por propostas excelentes, representadas na embalagem da caixa, e depois descobrem que se tornaram vítimas desse tipo de crime, ao adentrarem o seu interior.”, diz o secretário Átila A. Nunes.
A ação, em parceria com o Consórcio BRT, ficará no local até a próxima sexta-feira (28). Para a procuradora do Ministério Público do Trabalho, Juliane Mombelli a instalação ajudará as pessoas a se familiarizarem com o tema.
“A sociedade pensa que esse assunto está muito distante e que só acontece com pessoas que vão para fora do país e quando a gente vê, acontece aqui do nosso lado, como aconteceu na semana passada com meninas paraguaias. Ações como essa são importantes por isso. Geralmente, o número de denúncias costuma aumentar depois de campanhas como essa.”, ressaltou Mombelli.
Denúncias sobre tráfico de pessoas e trabalho escravo podem ser feitos através do Dique 100 e no Facebook da SEDHMI. A programação da campanha continua até o dia 30 de julho, quando é comemorado o Dia Internacional de Combate ao Tráfico de Pessoas, com a iluminação de diversos monumentos públicos com a cor azul, que simboliza a tristeza das vítimas desse tipo crime e a exposição de cartazes de prevenção ao tráfico de pessoas que serão expostos em MUBs, nas estações da linha 1 e 2 do Metrô Rio.
Texto e imagem: Ascom SEDHMI.