MPT: Assédio Sexual no Trabalho - Perguntas e Respostas
A Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (COORDIGUALDADE) do Ministério Público do Trabalho (MPT) elaborou a cartilha "Assédio Sexual no Trabalho - Perguntas e Respostas" com o intuito de esclarecer o (a) trabalhador (a) e os (as) empregadores (as), órgãos de proteção e defesa dos direitos coletivos e trabalhistas, bem como apoiar os Membros do MPT em sua atuação, por meio de conceitos sucintos e exemplos relacionados ao tema do assédio sexual.
O trabalho é um produto do Grupo de Trabalho (GT) sobre Gênero, o qual tem por objeto geral a promoção da igualdade de gênero nas relações de trabalho, com proteção e inclusão da mulher no mercado de trabalho.
As violências contra a mulher em seu trabalho, como o assédio sexual, atingem a quantidade e a qualidade de seu trabalho, abalam sua saúde, em prejuízo do empregador e da sociedade brasileira hoje composta por metade da população do sexo feminino.
A ação contra o assédio sexual não é uma luta de mulheres contra homens. Ela é uma luta de todos, independentemente do gênero, que desejam um ambiente de trabalho saudável, seguro e inclusivo.
Derrotar a prática do assédio sexual no trabalho é parte integrante da conquista da plena igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres.
Fonte: Ascom PGT