MPT-RJ participa do I Seminário TransGarçonne

Durante o evento foi inaugurada a terceira turma do curso de qualificação em Hospitalidade/Gastronomia para pessoas trans, travestis e não-bináries

Realizado entre os dias 26 de junho e 4 de julho, o I Seminário do Programa de Extensão TransGarçonne movimentou a Inovateca do Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A capacitação, promovida com o apoio e a participação do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), contou com rodas de conversas, palestras e apresentação de trabalhos sobre diversos temas relacionados à saúde, empregabilidade, hospitalidade e direitos de pessoas trans, travestis e não-bináries.

As procuradoras do Trabalho, Fernanda Barbosa Diniz e Michelle Chermont, estiveram presentes na abertura das atividades, no dia 26, e a procuradora Fernanda integrou a mesa sobre “Gênero, Direitos Humanos e Trabalho”, no dia 30. Junto com o lançamento do Seminário, também foi inaugurada a terceira turma do curso de qualificação do TransGarçonne, custeado com recursos destinados pelo MPT-RJ (ACP nº 0011540-33.2014.5.01.0024). A iniciativa qualifica pessoas trans, travestis e não-bináries na área de Hospitalidade/Gastronomia visando a inserção no mercado de trabalho.

O evento teve a presença da embaixadora do projeto Rochelly Rangel, de autoridades da Justiça e parceiros do setor produtivo, como o Sindicato Patronal de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), contando com o apoio de coffee break da chef Roberta Sudbrack. Durante as atividades, pessoas que contribuíram para o movimento LGBTQIAP+ foram homenageadas e foi lançado um documentário produzido por alunos do curso de jornalismo da ESPM-RJ.

O objetivo do Seminário é criar um ambiente aberto e inclusivo para a troca de conhecimentos e experiências sobre a transgeneridade e temas transversais, promovendo o diálogo entre pessoas trans, pesquisadores, entidades públicas e privadas, agentes do setor produtivo e criativo, e organizações sociais.

Sobre o TransGarçonne

Criado em 2019, o TransGarçonne é um curso de extensão universitária da UFRJ, vinculado ao curso de Gastronomia, que tem como objetivo qualificar profissionalmente pessoas trans para atuar no mercado de trabalho formal. O mercado da Gastronomia é um dos que mais emprega pessoas trans, com enfoque no setor de bebidas a fim de que as/os participantes possam se qualificar profissionalmente para atuar em bares, cafeterias e restaurantes.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial

Imprimir