MPT-RJ realiza palestra sobre assédio no ambiente de trabalho para fuzileiros navais
Tema foi escolhido em comemoração ao mês de aniversário do Ingresso da Mulher na Marinha do Brasil
Na segunda-feira, 17 de julho, o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) realizou uma palestra sobre assédio sexual e moral e importunação sexual no ambiente de trabalho na Base de Fuzileiros Navais do Rio Meriti (BFNRM), na cidade de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
O tema foi conduzido pela procuradora do Trabalho e coordenadora Regional da Coordenadoria de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Fernanda Barbosa Diniz.
O encontro, promovido em comemoração ao mês de aniversário do Ingresso da Mulher na Marinha do Brasil, teve o objetivo de conscientizar os militares sobre questões relevantes ligadas ao assédio no ambiente do trabalho. A palestra abordou que o preparo e acolhimento do efetivo feminino que chegará e será distribuído entre diversas unidades deve ser algo tratado de forma primordial.
Em sua fala, a procuradora Fernanda destacou ser essencial a atuação conjunta do MPT nesse preparo: “É de extrema importância que a unidade militar esteja preparada para o recebimento de 120 mulheres, especialmente se tratando de um espaço que não foi historicamente ocupado por elas. Nesse contexto, cabe ao MPT atuar preventivamente e trazer contornos de questões relevantes como o assédio sexual no ambiente de trabalho.”
A palestra ocorreu no auditório da BFNRM e contou com militares de diversas patentes que participaram efetivamente da conversa, dando suas opiniões e tirando suas dúvidas sobre o tema. “O conteúdo apresentado foi de fundamental importância para a Tripulação da Base tendo em vista o aumento expressivo do número de mulheres que hoje integram as fileiras da Marinha e, principalmente, visando o ano de 2024, no qual o Corpo de Fuzileiros Navais contará com as primeiras 120 soldados do sexo feminino sendo apresentadas nas diversas Unidades Militares da Força de Fuzileiros da Esquadra”, relatou o Comandante Nachard, organizador da ação.
Ao final do evento, a procuradora foi presenteada com flores e recebeu um certificado pela participação.
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial