Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro adere à campanha “Coração Azul: Todos contra o tráfico de pessoas"
No último domingo, 30 de julho, Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento do Tráfico de Pessoas, diversos batalhões da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) foram iluminados de azul em adesão à campanha "Coração Azul: Todos contra o tráfico de pessoas".
A ação, realizada a pedido do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), por meio da Coordenadoria Regional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete), visa conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a luta contra o tráfico de pessoas.
Lançada pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) em vários países, a campanha busca conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a luta contra o tráfico de pessoas. O coração azul representa a tristeza das vítimas deste tipo de crime e lembra a insensibilidade daqueles que compram e vendem seres humanos.
Segundo estimativa da ONU, dos 12,3 milhões de cidadãos que estão em situação de trabalho forçado, 2,4 milhões são vítimas de tráfico de pessoas. Com o contexto da pandemia de COVID-19, houve piora deste cenário, em razão do aumento da crise econômica.
A exploração para o trabalho escravo é uma das principais finalidades do mercado clandestino caracterizado pelo crime de tráfico de pessoas. Por isso, desconfie sempre de propostas de trabalho fácil e lucrativo e denuncie, pelos canais oficiais, casos suspeitos que envolvam pessoas próximas: Disque 100; Site (https://www.prt1.mpt.mp.br/servicos/denuncias); ou pelo aplicativo MPT Pardal (disponível gratuitamente para Android e iOs).
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial