Maria Vitória Sussekind e Marcio Octavio Vianna são promovidos ao cargo de subprocuradores-gerais do Trabalho
A procuradora Regional do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), Maria Vitória Sussekind Rocha, e o procurador Regional do MPT-RJ, Marcio Octavio Vianna Marques, foram promovidos a subprocuradores-gerais do Trabalho. A promoção foi publicada no Diário Oficial da União de 21 de setembro de 2023.
O cargo de subprocurador-geral do Trabalho é o mais alto na carreira do MPT. Os subprocuradores atuam em Brasília e são designados para atuar junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) e nos ofícios na Câmara de Coordenação e Revisão (CCR). Cabe aos subprocuradores-gerais do Trabalho, privativamente, a composição do Conselho Superior do MPT e o exercício das funções de corregedor-geral e coordenador da Câmara de Coordenação e Revisão do MPT.
Maria Vitória Sussekind Rocha
Maria Vitória Sussekind Rocha é formada em Direito, pela Universidade Gama Filho (1973), e possui diversas especializações na área de Direito Civil, dentre elas em Direito do Trabalho, na Universidade Candido Mendes. Maria Vitória ingressou no MPT-RJ por nomeação em 1975 e foi efetivada em 1988.
Atuando há mais de 48 anos na instituição, já foi coordenadora de estágio, delegada da Associação do MPT-RJ, coordenadora de Primeiro Grau, coordenadora do Nupia, coordenadora titular e suplente da Coordinfância e fez parte das comissões Socioambientais e da Infância.
Antes de trabalhar no MPT, teve a experiência de estagiar na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto de Resseguros do Brasil (IRB). Também atuou na Revista Arquivo do Ministério da Justiça e no Senado Federal.
Por fim, Maria Vitória agradece por tudo que aprendeu no Ministério Público do Trabalho. “Só tenho a agradecer por tudo que aprendi aqui e pelas amizades que fiz com os queridos colegas, servidores, terceirizados e estagiários, sendo um deles, o Daniel Sansone, meu assessor e afilhado”. Compartilha também o desejo de continuar contribuindo na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, área quem que atua há 21 anos e onde pretende se aposentar. “A gente quer um país mais justo, mais igual, melhor, e isso tem que começar na infância, com a educação, para poder dar chance para todas as pessoas."
Marcio Octavio Vianna Marques
Formado pela UERJ, turma de 1975, e especializado na área trabalhista, Marcio Octavio Vianna Marques conta que se interessou pelo campo do Direito do Trabalho ao integrar o escritório de advocacia de seu pai. A partir dessa experiência, inscreveu-se no 2º concurso para ingresso no MPT, tendo tomado posse em 4 de outubro de 1988, há 35 anos, quando a atividade Ministerial haveria de tomar seu maior impulso com a promulgação da Carta Constitucional de 1988.
Tomou parte e testemunhou o surgimento de uma nova forma de atuação do MPT, proativa e resolutiva, desde sua primeira lotação, junto a 15ª Região (Campinas), recém-instalada, até atuações pontuais em outras Regionais.
Como procurador Regional do Trabalho, lotado na PRT1, ocupou, ainda que interinamente, a chefia em diversas oportunidades, nunca deixando de colaborar na administração da Regional. Ocupou também a titularidade do 2º Ofício Geral, com atuação junto ao TRT nas causas de competência originária do Tribunal.
"Exatamente, por conta desta longa passagem pela Instituição, ainda não findada, é que preciso dar meu testemunho de respeito e admiração pela nobre carreira que abracei e, sobretudo, pela integridade, competência e verdadeira devoção daqueles e daquelas que por ela já passaram ou atuam, seja nesta 1a. Região, seja em cada canto do país. Muito obrigado, e vamos em frente."
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 2517-6539//6541 • (21) 99423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
Site: prt1.mpt.mp.br | Instagram: @mpt.rj | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial | Youtube: MPT-RJ