MPT realiza Conferência de Igualdade de Gênero e Raça no Trabalho no dia 8

Evento será transmitido no canal TVMPT do Youtube e marca o Dia Internacional da Mulher

Brasília – Em memória ao Dia Internacional da Mulher, o Ministério Público do Trabalho (MPT) promove, no próximo dia 8, a IV Conferência de Igualdade de Gênero e Raça no Trabalho. O evento virtual será realizado das 9h às 12h e das 14h às 16h e será transmitido no canal TVMPT no Youtube.

Neste ano, o tema da conferência neste ano é “Construindo Igualdade: Trabalho, Gênero e Cuidado”. Serão debatidos temas como o protocolo para julgamento com perspectiva de gênero, visibilidade do trabalho de cuidado e o desafio do trabalho produtivo para aquelas que exercem trabalho reprodutivo. A programação também inclui oficina sobre a atuação do MPT com perspectiva de gênero destinada a integrantes do MPT.

Entre as palestrantes estão a procuradora de Justiça do Ministério Público de Goiás Ivana Farina Navarrete Pena, a vice-diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, Antonella Bruna Machado Torres Gallindo e a liderança quilombola Greice Keli Silva Lima.

Segundo a coordenadora nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT, Danielle Olivares Corrêa, o evento propõe uma reflexão sobre os papéis socialmente impostos às mulheres e como isso gera impactos no ambiente de trabalho e na carreira. “A conferência busca estabelecer a relação entre esses papéis e episódios de discriminação e abordar como isso aumenta a desigualdade de oportunidades, especialmente quando são levados em conta fatores de gênero, raça, e de condição de pessoa com deficiência”, destacou.

Edições anteriores – Essa é a quarta edição da Conferência de Igualdade de Gênero e Raça no Trabalho. Nas três edições anteriores, foram debatidos temas como feminismo negro, impacto da divisão sexual do trabalho na saúde, estratégias para a promoção da diversidade no mundo do trabalho, lugar de fala e violência de gênero no trabalho.

Veja abaixo a programação:

 

 Fonte: Procuradoria Geral do Trabalho (PGT)

Imprimir