Cristo Redentor será iluminado de verde em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho

Iniciativa reforça as ações do Abril Verde, mês de conscientização e prevenção de acidentes e doenças laborais

Pelo oitavo ano consecutivo, o monumento ao Cristo Redentor receberá, na próxima sexta-feira, 26 de abril, às 19h30, uma cerimônia e iluminação especial em verde em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, celebrado em 28 de abril.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ), a Arquidiocese do Rio de Janeiro e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, e tem como objetivo reforçar as ações do “Abril Verde”. Neste ano, a campanha do MPT aborda o tema “Adoecimento também é acidente do trabalho. Conhecer para prevenir”.

O procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos, destaca que “a campanha busca chamar a atenção da sociedade para a importância da identificação das doenças relacionadas ao trabalho para que trabalhadores e trabalhadoras possam ter acesso a direitos como benefícios previdenciários, estabilidade no emprego e FGTS do período de afastamento; e também para que sejam adotadas medidas de prevenção para a construção de ambientes laborais mais seguros, saudáveis e decentes.”

Dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho informam que acidentes e doenças relacionados ao trabalho tiram a vida de uma pessoa a cada 3h e 47 minutos no país. “É necessário mudar as estatísticas. Empregadores, trabalhadores e órgãos de fiscalização devem unir esforços por um meio ambiente do trabalho mais seguro, saudável e decente.”, enfatiza a coordenadora nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat) do MPT, procuradora Cirlene Zimmermann.

A vice-coordenadora nacional da Codemat, procuradora Juliane Mombelli, orienta sobre a importância das empresas notificarem a ocorrência de acidentes de trabalho: “A afetação da saúde do trabalhador pelas condições e pela organização do trabalho emite um sinal claro de que as medidas de prevenção são insuficientes ou inexistentes. Nesses casos, a notificação do adoecimento deve ser feita pelas empresas, seja para impulsionar políticas públicas de vigilância epidemiológica e sanitária, seja para implementar um processo de melhoria contínua que deve reger os programas de saúde e segurança ocupacional."

“Adotar medidas que impeçam agravos à saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras é importante para prevenir acidentes e doenças relacionadas. Direito à saúde no trabalho é um direito humano e garantir um ambiente laboral seguro é obrigação de todos os empregadores.”, conclui a coordenadora da Codemat no MPT-RJ, procuradora Luciene Rezende.

Abril Verde

O dia 28 de abril foi escolhido em referência à memória de 78 mineiros mortos numa explosão em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) também estabeleceu a data como o Dia Mundial de Segurança e Saúde do Trabalho, por marcar a promulgação da primeira lei que representou avanços para a saúde e a segurança no trabalho, em 1919, em Ontário, no Canadá. No Brasil, a data foi instituída pela Lei nº 11.121 de 2005 como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

SERVIÇO:

Cerimônia e iluminação do monumento ao Cristo Redentor em verde em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

Data: 26 de abril de 2024

Horário: 19h30

Local: Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 2517-6539 • (21) 99423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br  | prt1.mpt.mp.br

Imprimir