Unidades do MPT-RJ estão iluminadas em referência ao Maio Lilás
Campanha busca estimular a participação de trabalhadores em lutas coletivas para a defesa de direitos
As unidades do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) estão iluminadas em referência ao Maio Lilás, campanha que busca estimular a participação de trabalhadores em lutas coletivas para a defesa de direitos.
A fachada do prédio-sede, no Centro do Rio de Janeiro, bem como das Procuradorias do Trabalho nos Municípios (PTMs) de Cabo Frio, Nova Friburgo e Nova Iguaçu mudaram de cor em apoio à iniciativa.
Neste ano, a campanha do MPT reforça a importância da contribuição de jovens em atividades sindicais, com o slogan “Dê um play nos seus direitos”. A escolha do tema da campanha se dá em um contexto de queda da participação de jovens em atividades sindicais. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa de filiados em sindicatos com idade entre 16 e 29 anos caiu de 3 milhões para 1,3 milhão entre 2012 e 2022, o que representa queda de 55%.
O “Maio Lilás” promovido pelo MPT acontece desde 2017 e a escolha do mês tem referência com a greve geral puxada pelos trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, no final do século XIX, muitos dos quais foram mortos ou presos por lutarem por valorização e por melhores condições de trabalho. Já a cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras, que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), em 8 de março de 1857, por reivindicarem um salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás.
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 99423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial