Infâncias invisibilizadas é tema de seminário em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil no Rio de Janeiro

O evento é promovido pelo Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e ocorre no dia 17 de Junho na Academia Brasileira de Letras

O Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil do Rio de Janeiro (FEPETI/RJ), em parceria com o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) e demais instituições que o compõe, em alusão ao 12 de Junho - Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, realizará o seminário “Infâncias Invisibilizadas: cenários e desafios no enfrentamento ao trabalho infantil”. O evento reunirá ativistas, adolescentes e jovens, especialistas e representantes de diversas instituições para debater os desafios na garantia de infâncias sem trabalho infantil.

Em todo o Brasil, 1,9 milhão de crianças e adolescentes com 5 a 17 anos de idade estão em situação de trabalho infantil (PNAD, 2022). A maioria, são meninos (65,1%) e negros (66,3%). Meninas negras constituem o maior contingente no trabalho infantil doméstico, considerado uma das piores formas de trabalho infantil. O trabalho na vida dessas crianças tem sido naturalizado na sociedade brasileira e passa pela análise das violências estruturais de raça, de classe e de gênero no seu enfrentamento.

O seminário reforça, ainda, a campanha nacional do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, de iniciativa do FNPETI, MPT, MTE, OIT e TST, que este ano traz como tema “O trabalho infantil que ninguém vê”. Busca sensibilizar a sociedade brasileira, para a prevenção e erradicação do trabalho infantil, a partir do olhar para as infâncias invisibilizadas. É preciso "transformar os nossos compromissos em ação: vamos acabar com o trabalho infantil!”. Veja as peças da campanha.

Para participar do evento basta realizar a inscrição aqui.

Venha fazer parte dessa luta! Proteja crianças e adolescentes! Em caso de trabalho infantil, informe aos órgãos da rede de proteção através do Disque 100 ou pelos sites: https://mpt.mp.br/ e https://ipetrabalhoinfantil.trabalho.gov.br/#!/

Sobre o Dia Mundial de combate ao Trabalho Infantil

O dia 12 de junho, Dia Mundial de combate ao Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho.

Desde então, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregados e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, pela Lei Nº 11.542/2007. As mobilizações e campanhas anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em parceria com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas entidades membros.

O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja). Ele tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.

O FEPETI-RJ foi criado no ano 2003 e atualmente é composto por centenas de entidades, com representantes de organizações governamentais, não-governamentais, sociedade civil e instituições, constituindo estratégia da sociedade na articulação e na mobilização de atores sociais em prol dos direitos da criança e do adolescente no enfrentamento ao trabalho infantil. Siga o Fórum nas redes sociais @fepetirj (instagram) e Fepeti RJ (facebook).

Fonte: Fepeti RJ

 Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 2517-6539 • (21) 99423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br  | prt1.mpt.mp.br

Imprimir