MPT-RJ participa de premiação do MPT na Escola em Nova Friburgo

Iniciativa visa premiar os melhores trabalhos elaborados por alunos de escolas municipais de Nova Friburgo

Nesta terça-feira (9/7), o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) esteve presente no evento de premiação do MPT na Escola, realizado em Nova Friburgo. A procuradora Mariane Moterani Silva e o procurador Paulo Henrique Martinucci Boldrin representaram a instituição na cerimônia. A entrega dos prêmios aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

 A etapa municipal do Prêmio MPT na Escola acontece no município desde 2021 e é organizada da mesma forma que a Etapa Estadual. No início do ano letivo são divulgados os cronogramas das atividades do projeto que são desenvolvidos por cada unidade escolar ao longo 
do ano.
 
No mês de junho, os professores e a equipe pedagógica selecionam os trabalhos que foram elaborados pelos alunos em cada uma das quatro categorias e encaminham os projetos escolhidos para a Secretaria Municipal de Educação (SME). Uma comissão formada por servidores do nível central avalia conforme as normas descritas no regime estadual e seleciona o 1º e 2º lugar por categoria e grupo.
 
 
Durante a premiação da etapa municipal, os estudantes apresentaram seus trabalhos para a plateia enquanto recebiam uma singela homenagem. Gestores e professores também foram contemplados com uma premiação cultural. Além disso, foram entregues aos representantes de cada unidade escolar um certificado de participação para todos os alunos das turmas que desenvolveram as atividades.
 
Neste ano, mais de 20 unidades escolares participaram do projeto abrangendo tanto áreas urbanas quanto na rurais, totalizando aproximadamente 1.153 alunos participantes. Entre as Unidades contempladas estavam a Escola Municipal Dante Magliano, Escola Municipal Vevey Jolie, Colégio Municipal Rui Babosa e Escola Municipal João Vicente Valladares.
 
Além dos procuradores do MPT-RJ, também estiveram presentes no evento a secretária de Educação, Caroline Klein, a subsecretária de Gestão de Ensino e Aprendizagem, Cíntia Damazio, o procurador Geral do Município, João Paulo Figueiró, diretores, professores e estudantes das unidades escolares classificadas na etapa municipal.
 
MPT na Escola
 
O projeto MPT na Escola busca conscientizar a sociedade sobre trabalho infantil e aprendizagem profissional, utilizando a comunidade escolar como meio. Ele transforma profissionais da educação em multiplicadores de conhecimento sobre esses assuntos. Além disso, o projeto premia os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais criados por alunos das instituições de ensino.
 
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 2517-6539 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br  | prt1.mpt.mp.br
 

Imprimir