Profissionais de Assistência Social recebem capacitação sobre o combate ao trabalho escravo e tráfico de pessoas

Iniciativa foi realizada em parceria do MPT-RJ com outras instituições

Na última sexta-feira, 26 de julho, o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) participou de uma capacitação de profissionais de assistência social da rede pública de atendimento sobre o combate ao tráfico de pessoas. A ação faz parte do Projeto Estratégico de Capacitação da Rede de Atendimento às Vítimas de Escravidão Contemporânea (Precav), da Coordenadoria de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conaete/MPT).

Foto: Coetrae
Foto: Coetrae

A iniciativa foi promovida pelo Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Comissão para Erradicação do Trabalho Escravo (CETP-COETRAE), em parceria com MPT-RJ, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), Projeto Ação Integrada (ProjAI), entre outras instituições.

Realizado na UERJ, o evento contou com a presença de mais de 60 profissionais de diversos municípios do Estado. Ao longo do dia, foram abordados conceitos fundamentais da temática, apresentando documentos técnicos e discutindo casos concretos, com o objetivo de auxiliar no entendimento da complexidade dessas violações dos direitos humanos.

O procurador do MPT-RJ e coordenador regional da Conaete, Thiago Gurjão, integrou a mesa de abertura e proferiu palestra sobre indicadores para identificação de trabalho escravo e a atuação do MPT no combate a essa prática.

Foto: Coetrae
Foto: Coetrae

Implementado pelo MPT como projeto nacional, com atuação dos Grupos de Atuação Especial Trabalhista (GAETs), o Precav tem como objetivo fortalecer a capacitação de profissionais da Rede de Atendimento dos municípios sobre estratégias de prevenção e fortalecimento da rede de assistência às vítimas de tráfico de pessoas e trabalho em condição análoga à de escravo.

Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 2517-6539 • (21) 99423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br  | prt1.mpt.mp.br

Imprimir