MPT-RJ e IPPES promovem o 2º encontro sobre saúde mental e autocuidado na segurança pública
Evento destaca boas práticas na segurança pública e valoriza a saúde mental dos profissionais
O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), em parceria com o Instituto de Pesquisa Prevenção e Estudos em Suicídios (IPPES), promoveu na última quinta-feira (01/08) o 2º Encontro sobre Saúde Mental e Autocuidado na Segurança Pública. A atividade foi realizada no auditório da Cidade da Polícia (Cidpol), na Avenida Dom Helder Câmara, em Maria da Graça.
O objetivo do evento foi abordar a importância da saúde mental e do autocuidado para os profissionais de segurança pública, destacando iniciativas e boas práticas que estão sendo adotadas em suas respectivas instituições.
Estiveram presentes o procurador-chefe do MPT-RJ, Fabio Goulart Villela, e as procuradoras do Trabalho, Samira Shaat e Cynthia Lopes. Também estiveram presentes o Delegado Assistente da Subsecretaria de Gestão Administrativa da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Lomba, que representou o Secretário de Estado de Polícia Civil, Delegado Marcus Amin, a diretora do IPPES, Dayse Miranda, a Gerente da Psiquiatria do Hospital São Francisco da Providência de Deus, Ana Palmesciano, e o Diretor Geral do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, Delegado de Polícia Federal Victor Poubel.
Pela Guarda Municipal do Rio de Janeiro, esteve o gerente da coordenadoria de valorização do servidor, Marco Aurélio Silva de Souza, o Diretor da Policlínica da Polícia Civil, José da Costa Moreira, acompanhado pelo Perito Legista Roger Ancilotti e representando a Secreteria de Administração Penitenciária do Estado do Rio, o coordenador de saúde dos ambulatório da SEAP, André Caffaro, e representando o DEGASE, a Coordenadora de Atenção em Saúde Integral e Psicossocial, Eliana Lobo.
O evento foi iniciado com uma prática de mobilidade corporal e respiração consciente, conduzida pelo educador físico do Hospital São Francisco da Providência de Deus, Erick Vinhas. Em seguida, a psicóloga Ana Palmesciano apresentou os serviços oferecidos pelo hospital: emergência psiquiátrica, consultas ambulatoriais em psicologia e psiquiatria, Hospital Dia e Comunidade Terapêutica Santa Clara, que proporciona tratamento contra dependência em álcool e drogas.
Durante a apresentação dos projetos de boas práticas, a Comissária de Polícia Meire Cristine, chefe do Serviço de Qualidade de Vida da Secretaria de Estado de Polícia Civil, destacou a "Operação Saúde". Ludmila Abrante Garcia, policial penal e assessora técnica de cuidados especiais e qualidade de vida do servidor, apresentou o projeto "A Valorização do Servidor Passa por Aqui". A psicóloga Eliza Lopes, do Núcleo de Promoção à Saúde do Trabalhador do DEGASE, discutiu o projeto "Saúde e Movimento". Representantes da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, incluindo Marco Aurélio Souza, Vera Lucia Moraes Costa da Silva, Rodrigo Manhães da Silva, e Robes Pierre Leal Lins, apresentaram o projeto "GMAIS VIDA".
O encontro alinhou-se com as ações do Programa SegurançaQPrevine do IPPES, que faz parte do Programa de assistência ampla e integrada à saúde mental e valorização dos agentes de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvido pelo MPT. A ação também aderiu às comemorações do Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, promovendo práticas em saúde mental e autocuidado.
O evento concluiu com pronunciamentos da Comissária de Polícia Meire Cristine e do Procurador-Chefe do MPT-RJ, Fabio Goulart Villela. Por uma falha, a diretora do IPPES, Dayse Miranda, não foi chamada pela Mestre de Cerimônia para seu pronunciamento.
(21) 2517-6539 • (21) 99423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br | prt1.mpt.mp.br