MPT-RJ participa da inauguração da 1ª Cozinha Escola no Complexo de Gericinó
Espaço visa capacitar privados de liberdade com cursos de pizzaiolo e panificação
O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) participou, em 3 de setembro, da inauguração da 1ª Cozinha Escola no Complexo de Gericinó.
O espaço é fruto da parceria entre Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), Fundação Santa Cabrini (FSC) e MPT-RJ e visa capacitar privados de liberdade com cursos de pizzaiolo e panificação, através do Programa Capacita Social, conduzido em conjunto com o Instituto Chaya.
A iniciativa faz parte da atuação do MPT por meio do Grupo de Trabalho (GT) “Trabalho no Sistema Prisional”. Instituído em 2019, o GT acompanha a questão do trabalho do preso, levando em consideração o meio ambiente laboral nas unidades prisionais, a terceirização de mão de obra nas atividades prisionais e o trabalho exercido pelos internos das unidades prisionais no Estado do Rio de Janeiro.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do procurador do Trabalho e coordenador regional de Promoção da Regularidade do Trabalho na Administração Pública (Conap), Marco Antonio Costa Prado, e de diversas autoridades.
A Cozinha Escola conta com maquinário completo para realização das aulas práticas e representa grande passo em prol da reintegração social e na busca por novas oportunidades para os privados de liberdade, oferecendo uma formação técnica essencial e acessível.
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 3212-2121 • (21) 9 9423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br
prt1.mpt.mp.br | Twitter: @MPTRJOficial | Facebook: MPTRJ.Oficial