Procurador-geral do Trabalho visita governador do Rio de Janeiro
Reunião busca apoio para ampliação de programa de saúde mental para agentes de segurança do Rio
O procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, visitou na quarta-feira, 25 de setembro, o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, no Palácio Guanabara. Durante o encontro foi discutida a continuidade e a ampliação do Programa de Assistência Ampla e Integrada à Saúde Mental e Valorização dos Agentes de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ).
Estiveram presentes na reunião o procurador-chefe do MPT-RJ, Fábio Goulart Villela; o diretor-geral do MPT, Gláucio Araújo de Oliveira; o corregedor Nacional do Ministério Público (CNMP), Ângelo Fabiano Farias da Costa; o chefe de gabinete do CNMP, procurador regional do Trabalho, Maurício Coentro; a procuradora regional do Trabalho, Cynthia Maria Simões Lopes; e a procuradora do Trabalho, Samira Torres Shaat.
“Nosso objetivo é ampliar a rede de assistência em saúde mental para esses profissionais. Dessa forma, poderemos superar ou atenuar o adoecimento psíquico que afeta a categoria e, assim, eliminar esse lamentável registro que afeta essas trabalhadoras e trabalhadores.”, explicou o procurador-geral do Trabalho.
O Programa visa a promoção de saúde mental, prevenção e posvenção ao suicídio entre os profissionais de segurança pública. É destinado a policiais civis, policiais militares, bombeiros militares, inspetores prisionais, agentes do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE) e servidores da Guarda Municipal do Rio de Janeiro. A iniciativa tem dois eixos principais: 1) identificação e ampliação da rede de atendimento dos agentes de segurança pública que já sofrem com algum nível de adoecimento psíquico; e 2) prevenção, no seu aspecto mais amplo.
O MPT-RJ tem como parceiros no Programa as corporações de Segurança Pública do Estado, o Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o Hospital São Francisco na Providência de Deus e a Fundação de Apoio ao Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa da Polícia Civil (FAEPOL).
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)