MPT-RJ participa do 1º Seminário Nacional de Prevenção ao Suicídio no Trabalho

O evento, promovido pela Fundacentro, discutiu a saúde mental da classe trabalhadora 
 
A procuradora regional do Trabalho do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro, Cynthia Maria Simões Lopes, participou na última terça-feira (1/10) do 1º Seminário Nacional de Prevenção ao Suicídio no Trabalho, realizado em São Paulo pela Fundacentro.
 
Coordenado pelo diretor de Pesquisa Aplicada da Fundacentro, Rogério Bezerra da Silva, e pelo médico psiquiatra e assessor da presidência, Marcelo Kimati Dias, o evento teve como objetivo promover a discussão sobre saúde mental, trabalho e prevenção ao suicídio, envolvendo instituições públicas, pesquisadores, associações de classe e trabalhadores.
 
A mesa de palestras foi coordenada pela servidora da Fundacentro, Maria Christina Félix, e contou com a participação de Meire Cristine Ferreira, do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES), e José Ferdinando Ramos Ferreira, do Observatório de Segurança Pública da UNICAMP.
 
Cynthia Lopes foi a segunda palestrante da mesa, que abordou o tema central "Sofrimento mental e vulnerabilidade entre trabalhadores da segurança pública". Durante sua apresentação, ela discutiu os fatores de risco que afetam esses agentes, ressaltando como o estigma social associado a esses profissionais cria barreiras que dificultam o reconhecimento e o manejo do sofrimento mental.
 
 
A procuradora também apresentou o Programa de Assistência Ampla e Integrada à Saúde Mental e Valorização dos Agentes de Segurança Pública do Rio de Janeiro, desenvolvido pelo Ministério Público, do qual é corresponsável, junto com a procuradora do Trabalho Samira Torres Shaat. Ela enfatizou a importância de uma abordagem ampla, integrada e multidisciplinar para minimizar os fatores de risco e maximizar a proteção da saúde desses trabalhadores, assim como a importância de uma política de prevenção.
 
Ao final de sua palestra, Cynthia Lopes destacou a relevância de considerar os diversos aspectos sociais, laborais e pessoais na prevenção do suicídio entre os profissionais da segurança pública.
 
Assessoria de Comunicação • Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ)
(21) 2517-6539 • (21) 99423-7936
prt01.ascom@mpt.mp.br  | prt1.mpt.mp.br
 

Imprimir