MPT-RJ participa de homenagem à desembargadora Edith Tourinho no TRT-RJ
Foto da magistrada passa a compor a galeria dos ex-presidentes do tribunal trabalhista
O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), representado pelo procurador-chefe Fábio Goulart Villela, participou, nesta quarta-feira (16/10), da solenidade de descerramento do retrato da desembargadora Edith Tourinho. A cerimônia ocorreu no salão nobre da Presidência, no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ).
Com essa condecoração, a desembargadora, que presidiu o tribunal trabalhista no biênio 2021-2023, torna-se a 29ª magistrada a integrar a galeria de ex-presidentes do TRT-RJ. Atualmente, ocupa a quarta posição na lista de antiguidade dos desembargadores, é membro do Órgão Especial e preside a 10ª Turma do tribunal.
A solenidade contou com a presença das procuradoras regionais do Trabalho Teresa Basteiro e Deborah Felix, além de familiares, magistrados e servidores do tribunal.
O desembargador Roque Lucarelli Dattoli, no exercício regimental da Presidência, iniciou a cerimônia destacando a honra de presidir a homenagem à desembargadora por sua trajetória exemplar. Ele ressaltou que poucas pessoas conhecem o tribunal tão profundamente quanto Edith, que começou sua carreira como servidora, tornou-se magistrada e ocupou diversos cargos dentro da instituição. Além disso, destacou que, no momento mais desafiador da pandemia, ela conduziu o tribunal com calma, equilíbrio e eficácia, estabelecendo as bases para a administração subsequente.
Em seu discurso, a desembargadora Edith Tourinho agradeceu a presença de todos e comentou sobre os desafios enfrentados durante a pandemia. Ela enfatizou que, mesmo diante das restrições e incertezas impostas pela crise, o trabalho foi reinventado, sempre com o objetivo de garantir a continuidade e a eficiência dos serviços judiciais. Isso só foi possível graças ao apoio dos colegas e à dedicação comprometida dos servidores.