MPT-RJ prestigia a cerimônia de revitalização do Centro de Memória do TRT-RJ
Iniciativa visa promover o acesso à história da Justiça do Trabalho e fortalecer a transparência institucional
Nesta terça-feira (17/12), a Procuradora Regional do Trabalho, Junia Bonfante Raymundo, representou o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) na solenidade de revitalização do Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), no Centro do Rio de Janeiro. O evento também marcou o lançamento do livro "Uma trajetória histórica", que documenta o biênio 2023-2025 da instituição.
A revitalização do Centro de Memória do TRT1 tem como objetivo preservar e divulgar a história da instituição e da Justiça do Trabalho no estado do Rio de Janeiro. O evento contou com a presença de importantes autoridades do judiciário e da administração pública, como o Presidente do TRT1, Cesar Marques Carvalho, a Desembargadora Coordenadora do Comitê de Documentação e Memória do TRT1, Claudia Maria Samy Pereira da Silva, a Diretora da Secretaria de Documentação do TRT1, Ana Adelia Inacio Lima e Silva, o Desembargador do Trabalho do TRT1 e conselheiro do CNJ, Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha e o Presidente do TRF2, Guilherme Calmon Nogueira da Gama, entre outros.
O Centro de Memória foi ampliado e conta com uma exposição permanente composta por peças históricas, como móveis, utensílios, quadros, condecorações e fotografias, além de uma recriação de uma sala de audiências de Junta de Conciliação e Julgamento e uma sala de julgamentos de 2ª Instância. O ambiente visa proporcionar aos visitantes uma imersão na história da Justiça do Trabalho, permitindo a compreensão da evolução da instituição ao longo do tempo.
O Centro de Memória do TRT1 não apenas preserva a trajetória da instituição, mas também contribui para a educação e para a promoção da transparência nas ações da Justiça do Trabalho. A preservação histórica é essencial não apenas para o conhecimento das gerações presentes, mas também para garantir que as futuras gerações possam entender o importante papel da Justiça do Trabalho na construção de um país mais justo.