Evento debate saúde mental dos agentes de Segurança Pública
ncontro destacou as iniciativas adotadas no âmbito do Programa de Assistência Ampla e Integrada à Saúde Mental e Valorização dos Agentes de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro coordenado pelo MPT-RJ
Na última quarta-feira (29/01), o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) promoveu o III Encontro sobre Saúde Mental e Autocuidado na Segurança Pública. O evento foi realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES) e o Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF), no auditório da Cidade da Polícia (Cidpol).
Em sua terceira edição, a iniciativa abordou a importância da saúde mental e do autocuidado para os profissionais de segurança pública, destacando iniciativas e boas práticas que estão sendo adotadas em suas respectivas instituições no âmbito do Programa de Assistência Ampla e Integrada à Saúde Mental e Valorização dos Agentes de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pelas procuradoras do MPT-RJ Cynthia Maria Simões Lopes e Samira Torres Shaat.
O procurador-chefe do MPT-RJ, Fabio Goulart Villela, integrou a mesa de abertura do evento e ressaltou o papel do MPT-RJ em prol da promoção e da tutela do trabalho decente, com destaque para a promoção da saúde mental no ambiente de trabalho.
Também participaram da mesa representantes das instituições de segurança pública do estado e do município: a subsecretária de Gestão Administrativa, delegada de polícia Márcia Cristina Xavier Lopes, representando o secretário de Estado de Polícia Civil; a chefe de gabinete do Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Gabryela Reis, representando o secretário de Polícia Militar; a secretária de Estado de Administração Penitenciária, inspetora de Polícia Penal Maria Rosa Lo Duca Nebel; o Diretor-Geral do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE), delegado da Polícia Federal Victor Poubel; o chefe de gabinete da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, José Pedro Filho; e o subdiretor-geral de Saúde, Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), Bruno Niedermeier.
Em seguida, a procuradora Regional do Trabalho Cynthia Maria Simões Lopes falou sobre o alto índice de depressão e sucídio que acometem os profissionais de segurança pública e sobre a importância do Programa. Já a procuradora Samira Torres Shaat apresentou os serviços oferecidos pelo Programa e explicou o papel de cada instituição parceira para a implementação das ações.
A coordenadora-geral do Programa Segurança QPrevine, comissária da Polícia Civil Meire Cristine Ferreira, também integrou a palestra e apresentou a missão do IPPES, os objetivos do Segurança QPrevine e os resultados obtidos com as atividades oferecidas.
Representando o HSF, a psicóloga Alessandra Cunha falou sobre o cuidado com a saúde mental e a prevenção de riscos no ambiente de trabalho, e o psiquiatra Rafael Botelho explicou a importância de saber onde e em qual momento procurar ajuda e destacou os serviços ofertados, como a emergência psiquiátrica, consultas ambulatoriais com especialistas e tratamento contra dependência química.
O evento foi gravado e está disponível no canal do MPT-RJ no YouTube. Para assistir, acesse aqui.